Libertad e Brasil se conheciam, mas não lembravam disso. Fatos da vida, se reencontraram décadas depois numa situação que não era das melhores. Conversa vai conversa vem, descobriram que tinham muitas coisas em comum. Ou não. Fim.
Podia ser esse o resumo do livro Demorei a gostar da Elis, trabalho de estreia de Alexandra Lopes da Cunha no arriscado mundo dos romances – a autora já tem em seu currículo dois livros de contos e um de poesias – mas não é.
A obra, recheada de referências dos anos 80 – quem não lembra da guaraná frisante Polar e do cyborg? – faz a felicidade dos saudosistas ao pontuar cada abertura de capítulo com trechos de músicas. Belchior, Blitz, The Smiths, Pixies, David Bowie e até Guilherme Arantes situam o leitor numa Porto Alegre de hoje, mas com várias passadas pelas décadas de 70 e 80. Vale salientar a capa e as ilustrações de Thiene Magalhães, livremente inspiradas no álbum Falso Brilhante, lançado em 1976 pela cantora Elis Regina.
O livro viaja entre a capital federal e a capital gaúcha – a autora, assim como a personagem principal, Libertad, nasceu em Brasília e se mudou para o Sul em função da profissão do pai. Mas ficam por aí as semelhanças entre criador e criatura, segundo a autora.
“Fui e sou uma escritora de vocação, mas tardia”, revela Alexandra. “Me dei conta de que nunca saberia o suficiente, mas já tinha vivido metade da vida. Escolhi começar, mesmo que errando, mas comecei”, resume. E começou com Amor e outros desastres, depois Vermelho-Goiaba (ambos de contos). Em 2016, Bífida, em parceria com o fotógrafo Raul Krebs, foi sua estreia em poesia.
Agora, com Demorei a gostar da Elis, editado pela Kazuá, Alexandra se apresenta ao grande público com um trabalho planejado e corajoso, que faz o leitor refletir sobre a vida e a morte, o passar do tempo, o envelhecimento e o amor.
O lançamento e sessão de autógrafos ocorre no dia 15 de agosto, a partir das 19h, no Odessa (João Telles, 528).
O que: Lançamento e sessão de autógrafos do livro Demorei a gostar da Elis, de Alexandra Lopes da Cunha
Quando: Terça-feira, dia 15 de agosto
Onde: Odessa (João Telles, 528).
Quanto: R$ 60 nas livrarias, no lançamento desconto de 10%, preço de R$ 54.
Deixe um comentário