Marco de Menezes lança novo livro de poemas em Porto Alegre

| Foto: Camila Cornutti

Seis anos após publicar Ode Paranoide e sete anos após Fim das coisas velhas, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura de 2010, o poeta Marco de Menezes lança seu quinto livro. Pequena madrugada antes da meia-noite (Modelo de Nuvem/Belas-Letras) reúne poemas sobre a infância e memória, que orbitam de modo progressivo ao redor de um núcleo temático: a morte.

“Creio que o envelhecer pode ser o responsável por essa característica, assim como as doenças, a tristeza, a perda (real ou simbólica) de amigos, o luto de certos projetos coletivos e individuais também o foram. As mortes de poetas contemporâneos meus como Eduardo Dall’Alba e Odegar Junior Petry neste período, que vão ser mencionadas em alguns poemas, tornaram os últimos anos, ainda mais em face de uma situação geral difícil e extremada no país, uma época pouco fácil de se viver“, explica Marco.

O autor faz uso de recursos narrativos na construção de alguns poemas, aproximando-os à prosa, de onde emergem pequenas histórias, geograficamente localizadas no interior e na capital do RS; por outro lado, apresenta também epigramas e poemas aforísticos.

O fio da memória e a observação do tempo são a matéria da poesia de Marco — boa parte dela escrita no fluxo Caxias-Porto Alegre-Caxias. A poeta Marília Garcia identifica a ideia de movimento sob um outro prisma, na orelha do livro: “-o autor propõe uma intensa permuta entre o local e o universal (…), sugerindo outras formas de percepção do mundo, levando o leitor a recalcular vida e morte, a rever os modos de nomear e a pensar no que há para além do nosso ‘ímã da lembrança’.”

O evento de lançamento de Pequena Madrugada Antes da Meia-Noite (Modelo de Nuvem/Belas-Letras, 104 páginas, R$29,90) acontece no dia 25 de março (sábado), na Livraria Baleia – Rua Santana, 252. Às 17 horas ocorre um bate-papo e leitura de poemas com o autor, Diego Grando, Guilherme Mautone e Rafael Iotti, seguido da sessão autógrafos.

Marco de Menezes nasceu em 1968 em Uruguaiana/RS, e está radicado há quase 30 anos em Caxias do Sul/RS. Autor dos seguintes títulos: As horas dragas (1999 – Obra vencedora do Concurso Anual Literário de Caxias do Sul de 1997), Pés de aragem (2007), Fim das coisas velhas (2009 – Prêmio Açorianos na categoria Poesia e Livro do Ano em 2010) e Ode Paranoide (2010 – livro de poemas finalista Açorianos 2011, com ilustrações de Marina Polidoro).

Participou como letrista nos álbuns Arrebaldeação (2003), em parceria com Vinicius Todeschini, Percussivè (2007) e Tamburilando canções (2011), do violonista e compositor gaúcho Felipe Azevedo. Em 2007 ainda trabalhou como letrista da composição da trilha do curta-metragem de Bruno Polidoro O vazio além da janela, em parceria com os músicos Camila Cornutti e Léo Ferrarini.

Em 2011 foi escolhido como patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul. Como editor (Modelo de Nuvem), organizou, revisou e estabeleceu texto de cerca de 25 livros (de 2009 até o presente).

Serviço:

Lançamento e sessão de autógrafos do livro Pequena Madrugada Antes da Meia-Noite (Modelo de Nuvem/Belas-Letras, 104 páginas, R$29,90), de Marco de Menezes

Dia 25 de março (sábado), a partir das 17 horas, com bate-papo e leitura de poemas com o autor, Diego Grando, Guilherme Mautone e Rafael Iotti

Livraria Baleia – Rua Santana, 252 – Porto Alegre/RS