• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Luiz Eduardo Soares conversa sobre seu livro “Vidas Presentes” e ministra aula

agosto 9, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

Luiz Eduardo Soares | Foto cedida pelo autor

Conversa sobre o livro Vidas Presentes: 11 de agosto (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Sede da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA (Rua Faria Santos, 258 -Bairro Petrópolis)
VAGAS LIMITADAS – Inscrições: fone (51) 3333.2140

Aula aberta – Violências, Rede e Território: 12 de agosto (sábado)
Hora: das 9h às 13h
Local: Auditório da Faculdade de Odontologia (Ramiro Barcelos, 2492)

Promoção: Centro de Estudos em Reparação Psíquica CERP/RS e o Clínicas do Testemunho, ambos projetos do Instituto APPOA, em parceria com o PPG Psicanálise Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da UFRGS.

O cientista político e antropólogo Luiz Eduardo Soares estará em Porto Alegre nesta sexta-feira (11 de agosto) e sábado (12 de agosto) para conversar sobre seu livro Vidas Presentes, às 19h, na sede da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, e ministrar a aula aberta Violências, Rede e Território, das 9h às 13h, no auditório da Faculdade de Odontologia.  A promoção é do Centro de Estudos em Reparação Psíquica CERP/RS e o Clínicas do Testemunho, ambos projetos do Instituto APPOA, em parceria com o PPG Psicanálise Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da UFRGS.

Vidas Presentes reúne 15 contos de Luiz Eduardo Soares sobre o universo do Projeto Aluno Presente, pioneiro no Brasil, em prol da garantia do direito básico à educação, que inseriu mais de 22 mil crianças e adolescentes na escola. Ao longo de três anos, entre 2014 e 2016, o projeto desenvolveu uma metodologia de identificação, localização e reinserção de crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, que estavam fora da escola ou estavam em risco de evasão. O método contou com a participação de 70 articuladores locais em campo, que identificaram e acompanharam as crianças em situação vulnerabilidade escolar. Em visita às casas, além da identificação da criança e do adolescente cada articulador conheceu a realidade da família e do contexto social em que ela se encontrava produzindo relatos dos acompanhamentos realizados pela atividade de campo.

Foi a partir desses​ registros e de entrevistas realizadas com esses profissionais, que Luiz Eduardo Soares construiu seu livro: “Ouvir os depoimentos comoventes e reveladores das articuladoras e dos articuladores do Projeto Aluno Presente foi um privilégio. Tê-los transformado em relatos literários, porém fiéis aos testemunhos, constitui minha contribuição ao trabalho que realizaram. Minha intenção, ao escrever os relatos, foi dupla: por um lado, ordenar os casos em narrativas que sirvam como registro etnográfico; por outro, converter a sequência de fatos vividos e relembrados, reportados pelas articuladoras e articuladores, em narrativas que suscitem empatia, porque só assim o conhecimento pode se encontrar com a sensibilidade e os afetos”, relata Luiz Eduardo Soares.

Este bem sucedido trabalho intersetorial foi uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com aSecretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e com o apoio da Fundação Education Above All (Qatar), por meio do programa Internacional Educate a Child. A Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que há 20 anos ​contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação.​

Segurança pública, justiça e cidadania estão entre os temas mais trabalhados por Luiz Eduardo Soares que, neste sábado (12 de agosto), irá ministrar a aula aberta Violências, Rede e Território, no auditório da Faculdade de Odontologia. Ele formou-se em Literatura, na PUC-RJ, e construiu sua carreira combinando produção literária e dramatúrgica com docência, obras acadêmicas e gestão pública. Escreveu, com Domingos de Oliveira e Márcia Zanelato, a peça Confronto e a adaptação para o teatro de seu livro, Tudo ou Nada, encenada no começo de 2013, com direção de Marcus Faustini. É mestre em Antropologia, doutor em ciência política com pós-doutorado em filosofia política. Foi secretário nacional de segurança pública (2003) e coordenador de segurança, justiça e cidadania do Estado do RJ (1999/março 2000). Colaborou com o governo municipal de Porto Alegre, de março a dezembro de 2001, como consultor responsável pela formulação de uma política municipal de segurança. De 2007 a 2009, foi secretário municipal de valorização da vida e prevenção da violência de Nova Iguaçu (RJ). Em 2000, foi pesquisador visitante do Vera Institute of Justice de Nova York e da Columbia University. Tem 20 livros publicados, entre eles o romance Experimento de Avelar, premiado pela Associação de Críticos Brasileiros em 1996, e Meu Casaco de General, finalista do Prêmio Jabuti em 2000. Foi professor da UNICAMP e do IUPERJ, além devisiting scholar em Harvard, University of Virginia, University of Pittsburgh e Columbia University. É professor da UERJ e coordena o curso à distância de gestão e políticas em segurança pública, na Universidade Estácio de Sá.

Arquivado em: Livros

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login