London celebra os 130 do nascimento de Fernando Pessoa com a participação do ator Jairo Klein
O London Pub & Bistrô vai celebrar, no próximo domingo (11), os 130 anos de nascimento de Fernando Pessoa com a participação especial do ator Jairo Klein. A 30ª edição do Sarau no London ocorre às 19h, e os ingressos custam R$ 15. As reservas devem ser solicitadas pelo WhatsApp (51) 98233.7037.
Além de Klein, o Sarau contará com as presenças de Cátia Simon, Márcia Ivana Lima Silva e Mires Batista Bender na leitura de poemas, e as intervenções musicais ficarão por conta de Denise Tonon (voz) e Fernando Corona (piano).
Em “Eu, Pessoa e outros Eus”, da Cia. Teatrofídico, Klein pesquisou por 25 anos o universo multifacetado do poeta, revelando ao público o pensamento de um dos maiores gênios da literatura universal do século XX e a sua arrebatadora obra, traduzida em várias línguas e discutida em teses, monografias, ensaios teatrais e científicos. Além do próprio poeta, o ator interpretou os heterônimos mais conhecidos, como Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Em 2008 foi agraciado com o Troféu Fernando Pessoa, concedido pelo Instituto Cultural Português, por sua atuação na divulgação da presença e da cultura portuguesa no Rio Grande do Sul.
Fernando Pessoa: um artista múltiplo
Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, em 1888), mas foi alfabetizado em inglês (a carreira diplomática do padrasto levou a família para Durban, África do Sul). Por isso a maioria de seus livros foi publicada nesse idioma. De características inigualáveis, conferiu novos significados ao fazer poético, valendo-se do recurso da heteronímia, peculiaridade que fez dele um artista múltiplo.
Em 1914 escreveu os primeiros poemas de seus principais heterônimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Sob o heterônimo de Bernardo Soares, considerado o alterego do poeta, escreveu os fragmentos que posteriormente foram reunidos em O livro do desassossego, uma de suas mais importantes obras.
Embora tenha tido uma carreira literária profícua, o único livro que publicou em português e em vida foi Mensagem (1934), uma coletânea de poemas sobre os grandes personagens históricos de seu país. Na obra, Fernando Pessoa expressou por outras palavras a necessidade de provocar, de lutar contra as adversidades, de não ter medo de ir contra a corrente e de defender o que se acha justo e perfeito: “Para passar o Bojador / Há que passar além da dor / Deus ao mar o perigo e o abismo deu / Mas também foi nele que espelhou o céu.”.
SERVIÇO
Sarau Fernando Pessoa – 130 anos, com Jairo Klein e convidados.
Quando: 11 de março | Domingo.
Horário: 19h.
Local: Rua José do Patrocínio, 964 – Cidade Baixa.
Ingressos: R$ 15,00 | Reservas antecipadas pelo WhatsApp (51) 98233.7037.
Abertura da casa: 18h.