Livros facilitam o entendimento do nazismo e do holocausto

A Destruição dos Judeus Europeus é hoje considerado o mais importante livro de referência sobre o Holocausto. Neste gigantesco estudo, Raul Hilberg não foca nas vítimas (judeus) e, sim, nos criminosos (nazistas). Assim, ele destrincha minuciosamente a implementação e logística da Solução Final. O genocídio judeu – singular na forma como foi sistematizado – foi produto de uma sociedade industrial que mobilizou políticos, movimentos civis, juízes, jornalistas, empresários, engenheiros, médicos, burocratas, policiais e militares a fim de conduzir sem solavancos um eficiente aparato de extermínio. Nenhum elemento organizado da sociedade alemã ficou completamente alheio ao processo de destruição. Sem prejuízo ao rigor dos dados, a escrita é vigorosa. O livro também estuda diversos genocídios que aconteceram pelo mundo após a II Guerra Mundial, como Ruanda.

A compreensão que se tem hoje sobre este processo deve-se muito ao pioneirismo de Hilberg. A pesquisa dele começou em 1948 como um relatório sobre a II Guerra Mundial para o governo americano e logo se tornou sua dissertação para o PhD da Columbia University. O livro foi rejeitado pelas principais editoras americanas e acabou sendo publicado de maneira simples por uma pequena casa editorial em 1960.  Hannah Arendt e Bruno Bettelheim também criticaram a publicação do livro. Apesar disso, anos mais tarde, todos vieram reconhecer a importância dele e Hanna Arendt inclusive se baseou no livro de Hilberg para escrever Eichmann em Jerusalém. Raul Hilbergacrescentou novas descobertas a cada nova edição internacional, adicionando fatos ocorridos naquele país durante o Holocausto. A edição brasileira incorpora todas as atualizações feitas por ele até 2007 e divide-se nos dois volumes reunidos nesta caixa.

Thomas Mann, um dos principais intelectuais alemães críticos ao nazismo, escreveu em 1939 sobre Adolf Hitler: “Esse menino não vai dar em nada, mas isso não é motivo para achar que seu caráter e seu destino não sejam interessantes!” Nem que as pessoas “deixarão de se ocupar com a sua personalidade sombria. Hitler foi um dos personagens da história mundial mais carismáticos e polêmicos e que mais alimentou pesquisas, publicações, filmes, etc. Mas quem foi ele afinal? O historiador alemão Volker Ullrich se lançou à tarefa de responder a essa pergunta preenchendo as frestas do que já foi publicado sobre o ditador nazista até aqui. Ullrich estuda minuciosamente a infância, família, personalidade, características físicas de Hitler e mostra o homem por trás da persona pública, revelando não um monstro caricato, mas um político carismático com apoio das elites e idolatrado pelas massas. Maleável e oportunista, Hitler revelou-se um mestre na sedução de diferentes públicos. O primeiro volume deste trabalho de peso retraça a vida do ditador desde seus nebulosos primeiros anos de vida em Viena e Munique até sua chegada ao topo do poder em 1939.

Fichas técnicas

 Título: A Destruição dos Judeus Europeus
Autor: Raul Hilberg
Editora: Manole
Número de páginas: 1664
Ano: 2016

Título: Adolf Hitler – Volume1 – Os anos de ascensão, 1889-1939
Autor: Volker Ullrich
Editora: Manole
Número de páginas: 984
Ano: 2016