Por que uma Clínica do Testemunho?, edição do Instituto APPOA, traz até o leitor artigos, relexões e testemunhos elaborados por autores, colaboradores, integrantes e apoiadores do projeto, cujo objetivo foi trabalhar na e para a reparação psíquica dos afetados, direta ou indiretamente, pela ditadura civil-militar brasileira que vigorou de 1964 a 1985. O livro, mais do que oferecer respostas, pretende reatualizar a reflexão e o pensamento crítico sobre a clínica do testemunho em seu contexto clíni co-político.
Durante o período em que atuou, o projeto Clínicas do Testemunho colaborou para a promoção de uma política de memória coletiva, praticamente inexistente no País. Uma tentativa de criar condições de elaboração da experiência traumática vivida no período dos anos de chumbo do Estado brasileiro. Os textos e testemunhos apresentados no livro, divididos em quatro capítulos, tratam de reparação psíquica, trauma e testemunho, violência de Estado, tortura, silenciamento, resistência e sofrimento psíquico. Traz ainda a agenda de atividades do projeto nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí, Rio Grande, Santa Maria e São Leopoldo; e na capital catarinense, Florianópolis.
O Clínicas do Testemunho foi concebido pela Comissão de Anistia – Ministério da Justiça, na época presidida por Paulo Abrão, que, em Porto Alegre, foi sustentado pela Sigmund Freud Associação Psicanalítica até 2015. No mesmo período, também foi executado em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. No período de 2016/2017, o Instituto APPOA – Clínica, Intervenção e Pesquisa em Psicanálise foi a instituição psicanalítica selecionada para a execução do Clínicas do Testemunho no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, um trabalho que contou com o apoio institucional da Sigmundo Freud Associação Psicanalítica.
Serviço:
Lançamento com sessão de autógrafos: 29 de junho (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA (Rua Faria Santos, 258)
Distribuição gratuita
Deixe um comentário