Livro “Anatomias” trata do nosso corpo, de suas partes e de seus múltiplos significados

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Nosso corpo extraordinariamente complexo de carne, ossos e fluidos não costuma despertar muito interesse quando funciona normalmente. No entanto, o corpo humano é uma engrenagem riquíssima que pode ser observada por inúmeras perspectivas. Em “Anatomias”, que chega às livrarias brasileiras pela Editora Record neste mês de março, o escritor best-seller Hugh Aldersey-Williams mescla história, ciência, arte e literatura para falar sobre esta que é uma das mais misteriosas criações.

O livro passeia pela evolução da Anatomia e mostra como a queda de Constantinopla em 1453 possibilitou que as restrições à abertura do corpo humano, vigentes quando os médicos eram homens do clero, fossem derrubadas. Foi assim que a Europa foi invadida por conhecimentos médicos baseados em fontes árabes e gregas. Avançando no tempo, o autor apresenta iniciativas de mapeamento do corpo como o “Projeto do Corpo Humano Visível”, desenvolvido em 1988 pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos com o objetivo de montar a primeira referência detalhada do interior do ser humano com base em um cadáver real.

Organizando uma série de capítulos com nomes de parte do corpo, Hugh versa sobre as simbologias humanas nas mais diversas formas de linguagem. A orelha gigante atravessada por uma faca no quadro “O jardim das delícias terrenas”, do holandês Hieronymus Bosch, o nariz que ganha vida no conto de Nikolai Gógol e os olhos cortados do filme surrealista “O cão andaluz”, de Buñuel e Dalí, são algumas das representações analisadas. Os movimentos ritualizados dos esportes e da dança também são alvos do autor, que conta, por exemplo, como as regras do balé teriam sido criadas na corte de Luís XIV.

“Anatomias” aborda ainda os estudos dos imortalistas, que buscam estender a vida por considerarem a morte uma falha técnica; e dos trans-humanistas, que acreditam ser possível dar um upgrade no corpo humano por meio da tecnologia digital, dando origem, assim, aos pós-humanos.

ANATOMIAS
(Anatomies)

Hugh Aldersey-Williams

Tradução: Waldéa Barcellos

364 páginas

R$ 44,90

Editora Record/ Grupo Editorial Record