Referência no segmento literário da capital gaúcha, a Bamboletras chega à maioridade no mês de julho, quando completa 21 anos. O espaço pequeno e charmoso, no Shopping Nova Olaria, na Cidade Baixa (Rua General Lima e Silva, 776), transformou-se na “livraria de todos os gêneros”, como diz o slogan. Orgulhosa dessa caminhada, Lu Vilella, a proprietária, decidiu comemorar, oferecendo ainda mais especialidade e atenção ao público fiel que conquistou nesses anos de muitos desafios. Para marcar a data, abriu estantes para destacar a literatura escrita por mulheres e os quadrinhos.
No nicho dedicado às mulheres, encontram-se obras de todos os tempos, raças e gêneros literários – poetas, romancistas, historiadoras. Virgínia Woolf e Clarice Lispector, as grandes paixões de Lu Vilella, são as homenageadas. “Desde o início, no dia 15 de julho de 1995, às 15h, a Bamboletras é administrada e nutrida por mulheres”, afirma Lu. “Nada mais justo.”
Para a estante Virgínia foram selecionados O sol e o peixe, que mostra a força poética da escritora em nove ensaios sobre diversos temas; Mrs. Dalloway, seu romance mais conhecido; Orlando, também uma de suas obras mais famosas, um romance que mimetiza uma biografia; O tempo passa, que registra a passagem do tempo, usando como cenário uma velha casa abandonada em processo de deterioração, outrora casa de verão da família Ramsay (de Ao farol), antes do falecimento da matriarca, edição bilíngue; O valor do riso, ensaios publicados em periódicos, que tratam de temas como a guerra e a crítica literária da época e o estojo Mrs. Dalloway + Diário de Mrs. Dalloway, com o romance propriamente dito e uma espécie de livro de anotações ou de apontamentos.
No espaço reservado à literatura em quadrinhos, a variedade também é grande e reúne “quadrinhos clássicos e obras clássicas em quadrinhos, sempre muito procurados”, conforme Lu, jornalista, com pós-graduação em Literatura, chamada carinhosamente de “personal booker” porque sabe da matéria-prima com que trabalha e está sempre atualizada. Entre os clássicos em quadrinhos destaque para Grande Sertão, Veredas, de Guimarães Rosa, Macunaíma, de Mário de Andrade e Dom Quixote, de Cervantes. Também merece destaque uma coleção de quadrinhos eróticos, principalmente do mestre italiando Milo Manara.
A seleção criteriosa, a diversidade das obras e o atendimento personalizado são diferenciais da Bamboletras, além do horário, 10h às 22h, inclusive domingos e feriados. Quem entra na livraria para comprar ou pedir uma indicação sempre encontra uma pessoa preparada para opinar sobre as obras disponíveis, das mais diversas áreas do conhecimento, literatura infantil e adulta, sociologia, psicanálise, filosofia, antropologia, quadrinhos, política. Além dos livros, CDs, DVDs, bonecos de panos, bancos customizados, camisetas, caixas de diferentes formatos, marcadores de texto e imãs de geladeira.
Deixe um comentário