Lançamento do livro “Visita íntima: sexo, crime e negócios nas prisões”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A escritora e pesquisadora Fernanda Bassani lança o livro “Visita íntima: sexo, crime e negócios nas prisões”, da Editora Bestiário, no dia 03 de junho (sexta-feira), às 18h30, no Auditório Luis Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Baseado em dissertação de mestrado e mais de 10 anos de trabalho como psicóloga prisional, o livro aborda através de fotos, dados estatísticos e histórias reais, o cotidiano das mega-prisões contemporâneas. Espaços cuja dinâmica de precarização tem estabelecido as visitas – e todo apoio financeiro, informacional e afetivo – como pilar de sustentação.

O livro demonstra que as políticas de encarceramento em massa, adotadas no Brasil a partir da década de 80, têm dissolvido os muros entre as prisões e as periferias. Conectados em tempo real, especialmente após o advento dos telefones celulares, uma estratégia nova se criou: relacionamentos amorosos que iniciam na própria prisão. O resultado disso é a realização de mais de 1.000.000 de visitas aos 30.000 presos do Rio Grande do Sul somente em 1 ano. Nesses fluxos, a mulher visitante acaba assumindo funções do Estado – provendo alimentos e outras necessidades básicas – encarrega-se de “acalmar o ambiente”, mas também é vulnerabilizada por envolvimentos criminais crescentes.

Para compor o livro, a autora viajou por 1 ano no “ônibus das visitas” para o Complexo de Charqueadas, mas também escutou os homens do Presídio Central de Porto Alegre e analisou os movimentos institucionais. Uma de suas conclusões foi que no universo criminal o amor também pode ser uma relação de interesses.

O evento de lançamento inicia com a Mesa de Palestras “A intimidade da prisão”, com os colaboradores do livro, Sidinei Brzuska, Juiz da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, o Marcos Rolim, membro fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Celso Rodrigues, coordenador do Projeto Direitos Humanos da Prisão/IPA, o jornalista Renato Dorneles, autor do livro “Falange Gaúcha” e a própria escritora. Às 20h será a sessão de autógrafos, e coquetel, com a exposição de quadros “Picasso no Artinclusão”, cujas obras foram realizadas por adolescentes privados de liberdade.

Serviço
Dia: 03 de junho (sexta-feira).
Hora: 18h30.
Local: Auditório Luis Cosme- 4º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Informações: Fernanda Bassani | febassani@hotmail.com
Entrada gratuita.