Lançamento do livro ‘A Dor dos Lobos’, de Rosane Pereira, acontece dia 18
A psicanalista e escritora gaúcha Rosane Pereira lança no dia 18 de dezembro, às 19h30min, seu livro mais recente, A Dor dos Lobos (Editora Patuá, 2018, R$ 40,00), no Carmelita (Travessa do Carmo, 54 – Cidade Baixa). A noite de autógrafos terá leitura dramática de trechos do romance com os atores Jairo Klein e Thuanie Cigaran.
O público vai tomar contato com a história de Théo Vianna, personagem central, maestro e violinista famoso que é chamado pela família por conta do desaparecimento de uma de suas filhas, Melissa, atriz e dramaturga. Envolvido unicamente com sua carreira internacional, ele, de repente, aos 67 anos, se vê convocado pelos acontecimentos da vida pessoal. A tragédia o coloca frente a frente com os laços afetivos. Dois casamentos, duas filhas e dois netos jovens, com quem pouco conviveu. Reconhecida pela sua produção e talento, Melissa some na véspera da estreia de uma peça teatral que conta a história de Theodoro, um pescador que desaparece. Há aí um espelhamento – Théo e Theodoro, o pai e o pescador – e o entrelaçamento de diferentes histórias e de maneiras diversas de lidar com a alegria e a dor. Há uma convocação da qual Théo, o músico, não pode fugir.
A Dor dos Lobos é o terceiro livro de Rosane Pereira. O primeiro, o romance Estranhos Noturnos… e amantes (Editoras Associadas-Porto Alegre/RS), foi publicado em 2009. Em 2013, a autora lançou uma coletânea de contos, A invenção do sentimento (Editora Ideias a Granel-Porto Alegre/RS).
Perfil de Rosane Pereira
Natural de Porto Alegre/RS, Rosane Pereira é membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre/APPOA e desde 1988 exerce a clínica com crianças, adolescentes e adultos. Fez sua formação na capital gaúcha, no Centro de Estudos Freudianos e na APPOA, e em Paris, na Association Lacanienne Internationale, na Association Psychanalyse et Médecine / APM-Hôpital Pitié-Salpêtrière e na École Experimentale de Bonneuil. Estudou Letras Modernas na Université Sorbonne /Paris IV. Escreveu e traduziu artigos de vários psicanalistas franceses para revistas, correios e coletâneas especializadas, publicados pela APPOA. Traduziu Alcoolismo, delinquência e Toxicomania – uma outra maneira de gozar e Incidências subjetivas das mudanças de língua e país, de Charles Melmann (Editora Escuta-SP/1992). Desde 2011, coordena atividades de ensino na APPOA, particularmente grupos temáticos-clínicos, sobre feminilidade.
Jairo Klein e Thuanie Sugaran
O ator Jairo Klein e a atriz Thuanie Sugaran participam de diversos projetos culturais de arte-educação em Porto Alegre. Sobem ao palco para dar vida a escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cora Coralina. A proposta cênica é mesclar elementos, poemas, contos e fragmentos selecionados por eles em um encontro épico de poesia, música, dança, cinema e vídeo, dando forma e força aos personagens. Desde 1982, Jairo está em cena. Já integrou o elenco de diversas peças de teatro e foi dirigido por Dilmar Messias, Zé Adão Barbosa e Camilo de Lélis.