Feriado combina com Feira do Livro
Presença de patronos e visita de embaixador norueguês marcam o segundo dia da Feira do Livro de Porto Alegre
Nesta quinta-feira, feriado de 2 de novembro, patronos participam intensamente de atividades na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Patronáveis e patronos de feiras anteriores dão as boas-vindas a Valesca de Assis às 15h, no Auditório Barbosa Lessa (Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223). Às 17h, o Sarau das Gurias, na Tenda de Pasárgada (Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS), reúne duas patronas e convidadas. As patronas Jane Tutikian (2011), Cíntia Moscovich (2016), as escritoras Cláudia Tajes e Marcia Ivana de Lima e Silva, além da atriz Vika Schabbach e da cantora Loma, vão conversar descontraidamente sobre o papel das mulheres na literatura, no teatro e na música.
Às 12h, ocorre a abertura do Ciclo Inclusivo, que conta com diversas atividades, durante toda a tarde, na Tenda de Pasárgada, visando a inclusão social de pessoas com deficiências. Entre as ações, estão programadas conversas sobre avanços e retrocessos na pauta, apresentação de dança, de música, sessão de fotos com personagens e exibição de filme com audiodescrição e legenda.
O enfrentamento ao racismo a partir do reconhecimento dos fundamentos africanos da sociedade rio-grandense é abordado às 15h na Sala de Múltiplos Usos (segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul). A aula aberta “Africanidades 2017 – Cientistas e Pesquisadores Negros” é ministrada por Patrícia Pereira.
Às 14h, o presidente da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), Marco Cena, faz uma caminhada pelas instalações da Feira com o embaixador da Noruega Nils Gunneng, representante da região nórdica, homenageada nesta 63ª edição. Eles também visitam o estande dos países nórdicos, na Área Internacional da Feira (primeiro andar do Memorial do RS). O espaço convida crianças para conhecerem as aventuras de Píppi Meialonga, de Rônia e de Karlsson no Telhado, da autora sueca Astrid Lindgren.
Um bate-papo com leitura bilíngüe francês-português intitulado “Patachu: o menino que inspirou o Pequeno Príncipe” ocorre, às 14h30, na Sala O Retrato (Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223).
“Macunaíma: litoral, sertão e cultura popular” é o debate das 18h no Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Participam Guto Leite, Luís Augusto Fischer e Homero Vizeu Araújo.