Feira do Livro: Time completo — confira quem são os 11 nomes que compõem a delegação de autores escandinavos
Região homenageada pela Feira do Livro, os Países Nórdicos contribuem ao evento com romancistas, quadrinistas, pesquisadores e roteiristas aclamados por crítica e público
A programação com todos os nomes dos Países Nórdicos, a região homenageada pela 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, promete mobilizar diferentes leitores até a Praça da Alfândega nos próximas semanas. As atividades contribuem com as pautas relacionadas à diversidade de gêneros literários e de perspectivas de mundo. Confira abaixo quem são os autores que participam da Feira.
Dag Øistein Endsjø é um estudioso norueguês, fascinado pela história de nossa civilização, que apresenta o resultado de um estudo extenso e instigante a respeito da variedade de concepções religiosas sobre a sexualidade. Partindo das grandes religiões – o Cristianismo, o Judaísmo,o Hinduísmo, o Islamismo e o Budismo – e estendendo-se às seitas modernas e religiões extintas, desvenda a moral sexual – presente em cada uma dessas cosmovisões. Autor de “Sexo & Religião – do baile das virgens ao sexo sagrado homossexual” (Geração Editorial, 2014). Mediação de José Roberto Goldim. Dia 3 de novembro, às 15h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS).
Kim W. Andersson (Staffanstorp, Suécia, 1979) é um ilustrador e autor de HQs que escreve e desenha desde a infância. Em 2006, Andersson começou a publicar HQs chamadas “Love Hurts” na revista Nemi na Dinamarca, Noruega, Finlândia e Croácia. Em 2009, as histórias foram reunidas e publicadas num volume. Internacionalmente, porém, Andersson é mais conhecido pela HQ “Alena”, lançada em 2012 e publicada no Brasil em 2017 pela editora AVEC, de Porto Alegre. A obra foi adaptada para filme, lançado no Santa Barbara International Film Festival 2016. “Alena” foi vencedora do prêmio de quadrinhos mais prestigiado da Suécia, o The Adamson Statue. Além de histórias em quadrinhos, Andersson já fez ilustrações para muitos CDs e livros, inclusive para a versão sueca do livro Chelsea Horror Hotel de Dee Dee Ramone. O autor fala ao público no dia 4 de novembro, às 16h30, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS).
Christina Rickardsson (Diamantina, Brasil, 1983) é uma escritora e empreendedora nascida em Minas Gerais com uma história de vida singular. Depois de viver os primeiros cinco anos da sua vida numa caverna no parque estadual do Biribiri com a sua mãe, morou numa favela em São Paulo até que foi entregue por sua mãe, junto com seu irmão, para um orfanato. De lá, foram adotados por uma família sueca quando Christina tinha oito anos. Em 2016, a jovem publicou um livro sobre a sua vida, que se tornou best-seller, levando sua autora a entrevistas nos maiores jornais, revistas e canais de TV da Suécia. No Brasil, já foi destaque em alguns veículos da imprensa. Sua biografia será lançada no Brasil pela Novo Conceito em agosto, com tradução direto do sueco. Apresenta-se ao público da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 5 de novembro, às 18h, na Sala Oeste do Santander Cultural e autografa às 19h30 na Praça de Autógrafos.
Aki Ollikainen (Äänekoski, Finlândia, 1973) é escritor, jornalista e fotógrafo. O seu primeiro romance, “Ano da Fome”, foi lançado em 2012 e será publicado no Brasil em 2017 pela Numa Editora. A obra ganhou o prêmio literário do maior jornal da Finlândia, Helsingin Sanomat, para autores estreantes. O romance foi também semifinalista no The Man Booker International Prize e vários outros prêmios. Fala ao público no dia 11 de novembro, às 18h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico – Porto Alegre/RS.) Depois de participar da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, Ollikainen terá eventos em São Paulo e Rio de Janeiro durante a sua visita ao Brasil em novembro.
Erlend Loe é um aclamado escritor, tradutor e roteirista norueguês. Tem trabalhado num clínica psicológica e foi freelancer no jornal Adresseavisen. Erlend Loe mora e trabalha em Oslo, onde em 1998 ele criou o Screenwriters Oslo – um escritório de roteiristas. Os livros de Loe são publicados em 39 idiomas. Ele escreve ficção para adultos e para crianças. Dia 11 de novembro, às 18h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Foto: Fredrik Arff.
Carl Jóhan Jensen, premiado poeta e crítico literário das Ilhas Faroé, arquipélago pertencente à Dinamarca, lança sua primeira tradução brasileira, recebido por Pasi Loman e Antônio Hohlfeldt. O livro de poesia Nona manhã (Editora Moinhos, 2017) marca sua estreia no mercado editorial brasileiro, em parceria com a Sagarana, editora da Islandia que tem como objetivo estabelecer pontes tradutórias entre as línguas nórdicas e a lusofonia. O encontro acontece no dia 12 de novembro às 18h no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS).
J. Kazinskié o pseudônimo sob o qual os escritores dinamarqueses Anders Rønnow Klarlund e Jacob Weinreich assinam suas histórias de suspense e mistério policial. Estrearam em 2010 com o romance “O Último Homem Bom”, que apresentou o detetive Niels Bentzon em uma trama de assassinatos que acontecem em várias cidades do mundo e que repetem as mesmas características. Comparados a Dan Brown e Stieg Larsson, Klarlund e Weinreich retornaram ao personagem com o romance “O Sono e a Morte”. Já em “A Santa Aliança”, a ex-jornalista Eva Katz vê-se envolvida numa história sombria que mescla ficção e realidade com um toque de teoria conspiratória. São publicados no Brasil pela Editora Tordesilhas e seus autores falam ao público de Porto Alegre no dia15 de novembro, às 18h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Às 19h30, autografam na Praça de Autógrafos.
Iben Sandahl é psicoterapeuta, consultora e palestrante com dez anos de experiência no sistema escolar da Dinamarca. É especialista no aconselhamento familiar e infantil. Casada, mãe das meninas Ida e Julie, é frequentemente requisitada pela imprensa e pela Rádio Nacional Dinamarquesa. Iben participa da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 18 de novembro, às 16h30 no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Sessão de autógrafos às 18h30, na Praça de Autógrafos.
Einar Már Gudmundsson (Reykjavík, Islândia, 1954) é romancista e poeta. Estreou na literatura em 1980 com um volume de poemas e, desde então, publicou mais de vinte obras. Teve seus livros traduzidos para mais de trinta idiomas e seu romance “Anjos do Universo” (Editora Hedra, 2016) foi agraciado com o Prêmio Nórdico de Literatura em 1995, concedido pela mesma Academia do Prêmio Nobel. Atualmente vive em Reykjavík, com sua mulher e cinco filhos. O escritor fala ao público do evento no dia 18 de novembro, às 18h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Em seguida, autografa na Praça de Autógrafos.
Gustav Fridolin, Ministro da Educação da Suécia, apresenta a delegação sueca na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre e fala sobre educação e cultura em seu país, com mediação de Fernanda Akesson. Dia 5 de novembro, às 14h, na Sala Oeste do Santander Cultural.
David Lagercrantz, autor sueco que dá continuidade à série Millennium, criada por Stieg Larsson, cancelou sua participação na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre.
A vinda dos autores é resultado de uma parceria da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre com as Embaixadas dos Países Nórdicos no Brasil e outras instituições, como o Instituto Ibero-Americano da Finlândia, o Instituto Cultural da Dinamarca, e Pasi Loman, tradutor finlandês da agência literária Vikings of Brazil.