Feira do Livro reúne autores, pesquisadores e leitores de HQs nos dias 4 e 5 de novembro de 2017

Nerds, geeks e fãs de histórias em quadrinhos também estão contemplados pela programação da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O 12º Mutação na Feira – Quadrinhos, Zines e Cultura Pop vai dominar os debates na Tenda de Pasárgada durante o primeiro fim de semana da Feira, dias 4 e 5 de novembro. Nesta edição, o evento vai dedicar especial atenção à representatividade no mundo das HQs e à perspectiva política na arte da banda desenhada. Entre os destaques, está a mesa “Negros nas HQs”, que acontece no sábado, dia 4 de novembro, às 15h, e conta com o quadrinista Paulo Daniel, a jornalista Fernanda Carvalho e o escritor Jeferson Tenório. No mesmo dia, às 16h, a presença feminina nos quadrinhos vai conduzir o debate entre a professora Márcia Antunes e as quadrinistas Germana Viana e Paula Mastroberti.

Divulgação



Já no dia 5 de novembro, os quadrinistas gaúchos Eloar Guazelli e Edgar Vasques, criador do personagem Rango, em 1970, e o produtor cultural e colecionador de gibis André Alves discutem sobre ativismo político nos quadrinhos, às 16h. Mais tarde, às 19h, os fãs de super-heróis poderão participar de um bate-papo sobre o renascimento da DC Comics e a Nova Marvel. Em ambos os dias, no mesmo espaço, ocorre a venda de quadrinhos independentes e mostra de colecionáveis. Outras atividades contam ainda com autores como Guilherme Smee, Cesar Alcázar e Matheus Santolouco. Confira a programação completa!

12º Mutação na Feira – Quadrinhos, Zines e Cultura Pop
Tenda de Pasárgada (Praça da Alfândega, em frente ao Memorial do Rio Grande do Sul)

Sábado, 4 de novembro de 2017
14h – Abertura com Christian Arnold
15h – “Negros nas HQs”, com Paulo Daniel, Fernanda Carvalho e Jeferson Tenório
16h – “A Mulher e as HQs”, com Márcia Antunes, Germana Viana e Paula Mastroberti
17h – “30 Anos de El Eternauta”, com Guilherme Smee, Paulo Kobielski e Cesar Alcázar
18h – Mercado de Quadrinhos com Matheus Santolouco
19h – Exibição do documentário Fanzine Tchê: 30 Anos de Resistência e bate-papo com os realizadores (excepcionalmente no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul)

Domingo, 5 de novembro, de 2017
14h – Abertura
15h – “HQ de Faroeste”, com Clube do Faroeste Porto Alegre
16h – “HQ e Ativismo Político”, com Edgar Vasques, Eloar Guazzelli e André Alves
17h – “40 Anos de Star Wars”, com Conselho Jedi RS
18h – “Lei e Ordem nas HQs”, com Gilson Cunha
19h – “Bate-papo Renascimento DC e Nova Marvel”, com Liga Comics e convidados

A Tenda de Pasárgada tem patrocínio da Sulgás.

 

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

 

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

 

A 63ª edição ocorre de 1º a 19 de novembro de 2017 e, entre os destaques da programação, estão Conceição Evaristo, Pilar del Río, Otavio Jr., Daniel Munduruku, Sergio Vaz, Ondjaki, Ricardo Araújo Pereira, Rosana Rios e Manuel Filho, entre dezenas de outros convidados, além de uma comitiva de doze autores dos países nórdicos, região homenageada pelo evento. Todas as atividades têm entrada gratuita.