Feira do Livro de Porto Alegre: programação desta terça (6) tem educação, feminismos, arte e mais
O dia 6 de novembro reserva diversas opções para educadores na Feira do Livro de Porto Alegre. História da escravidão, ilustração, artes plásticas, feminismos apresentados pela Bienal do Mercosul e muito mais, em atividades gratuitas e abertas a todos os públicos.
9h
Mostra de Robótica Educacional Livre. Promoção: GRUPO ROBOED – Núcleo de Tecnologia Educacional – 28ªCRE (Gravataí) Público: alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Onde: Espaço do Conhecimento Petrobras
9h – 10h30min
Oficina Leitura e Conscientização: Temática Cidadania com os jurados do 6º Prêmio RBS de Educação. Informações e inscrições: fmss.orgbr. Promoção: Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS
Onde: Sala de Vídeo do Memorial do RS
10h30min
Oficina Leitura e Conscientização: Temática Meio Ambiente com os jurados do 6º Prêmio RBS de Educação. Informações e inscrições: fmss.orgbr. Promoção: Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS
Onde: Sala de Vídeo do Memorial do RS
10h30min
Fundação Bienal apresenta: Arte, Feminismos e Emancipação – Políticas do conhecimento
O seminário começa por abordar os discursos da lei, o ativismo trans e a história das mulheres e do feminino na sociedade e na cultura. Com Andrea Giunta, María Berenice Dias, Gloria Crystal e Roberta Barros.
Onde: Biblioteca do Clube do Comércio
14h
Fundação Bienal apresenta: Arte, Feminismos e Emancipação – Poéticas do corpo
Esta
sessão lida com a política do corpo, formas de ativismo artístico e a relação
entre feminismo e performance. Com Alice Porto e Julha Franz, Claudia Paim,
Carmen Lucía Capra.
Onde: Biblioteca do Clube do Comércio
14h30min
O adolescente em cena – uma compreensão atual
Debate destinado a profissionais, pais e demais educadores de adolescentes para aprofundar a compreensão sobre o processo complexo, multifacetado e plural que é a adolescência. Com Cristina Chazan e Luciano Só.
Onde: Salão de Bridge do Clube do Comércio
18h
De histórias não (ou mal) contadas – escravidão, do ano mil ao século XXI . Partindo do princípio de que a escravidão não foi abolida no século XIX e está mais perto do que alguns de nós podemos imaginar, o autor, Rodrigo Trespach, apresenta seu livro.
Onde: Biblioteca do Clube do Comércio
18h30min
Apresentação de poesias do livro ‘Palavras com Som’ (Libretos, 2018) e conversa sobre forma e o conteúdo na ciência e na arte”. Com Gonçalo Ferraz e convidados.
Onde: Salão de Bridge do Clube do Comércio
18h30min
Ciclo A Hora do Educador, 11ªTraçando Histórias – Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil – Programação paralela. Narrar através de imagens, mesa-redonda com Alexandre Rampazo e Laurent Cardon. Mediação: Gláucia de Souza
Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre
Criada por iniciativa dos livreiros e editores gaúchos com apoio do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, a Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura, além de programação cultural 100% gratuita. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Auditório da Livraria Paulinas, Auditório do Museu de Artes do Rio Grande do Sul e Auditório da Inspetoria da Receita Federal.
Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.
Toda a programação, incluindo oficinas e sessões de autógrafos, está disponível no site www.feiradolivro-poa.com.br.