‘Escritos judaicos’: Editora lança livro inédito de Hannah Arendt
Escritos judaicos reúne a maior parte dos escritos de Hannah Arendt, produzidos entre 1930 e 1960, que tratam especificamente das questões relacionadas aos “assuntos judaicos”. Embora a autora não seja muito conhecida como uma filósofa judia, questões judaicas sempre foram o tema central de sua escrita. Sua vivência como cidadã perseguida e, depois, como refugiada foi a base para seu entendimento sobre história e política.
Os textos do livro passam por várias fases da vida da autora. Como uma jovem adulta na Alemanha, ela escreveu sobre a história judaica alemã. Depois de se mudar para a França em 1933, ela ajudou a juventude judaica emigrar para a Palestina. Durante seus anos em Paris, sua principal preocupação foi a transformação do antissemitismo de preconceito em política, que culminaria na “solução final” nazista. Depois que a França caiu, Arendt fugiu de um campo de concentração e foi para os Estados Unidos. Lá, ela escreveu artigos convocando um exército judeu para lutar contra os nazistas. Após a guerra, ela apoiou a criação de uma pátria judaica em um estado binacional (árabe-judaica) de Israel. Em 1961, ela participou do julgamento de Adolf Eichmann em Jerusalém. O seu relatório, Eichmann em Jerusalém, provocou uma imensa controvérsia que culminou na sua execração pela comunidade judaica ao redor do mundo. Hoje essa controvérsia é assunto de grande reavaliação, especialmente entre os mais jovens nos Estados Unidos, Europa e Israel.
A concepção original de Arendt sobre liberdade política não pode ser plenamente compreendida se for separada de sua experiência como judia. Os principais desafios enfrentados pelos judeus são analisados a partir de temas como a assimilação e o acesso à política, o antissemitismo como categoria social e política, a criação do Estado de Israel e o Sionismo.
A publicação do livro Escritos Judaicos traz traços inéditos sobre a vida e o pensamento de Arendt assim como mostra que os temas tratados são de grande atualidade e as análises propostas pela autora continuam de extrema valia. Basta lembrar sua proposta de Estado binacional para Israel e seu alerta em relação ao perigo de o país ficar isolado e em permanente guerra com seus vizinhos.
Sobre a autora:
Hannah Arendt nasceu em Hanover, na Alemanha, em 1906. Mudou-se para Paris em 1933; com o início da 2ª Guerra Mundial, fugiu para os Estados Unidos. Lá, Arendt trabalhou como editora de livros e deu aulas nas universidades de Berkeley, Cornell, Princeton, Chicago e na The New School for Social Research. Arendt faleceu em 1975. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Eichmann em Jerusalém e As origens do totalitarismo.
Ficha técnica:
Titulo: Escritos Judaicos
Autor: Hannah Arendt
ISBN: 9788520439432
Tamanho: 17×24
Páginas: 896
Encadernação: capa dura
Ano de publicação: 2016
Preço: R$ 169,00