Escola de Poesia lança Nomes à margem no dia 2 de novembro na Feira do Livro com o foco na causa negra e LGBT

Sessão de autógrafos do poeta cearense Túlio Henrique Pereira abre programação em homenagem ao dramaturgo e poeta nigeriano Wole Soyinka

O projeto Escola de Poesia & Wole Soyinka – Para que as palavras tenham mais força que as metralhadoras será inaugurado na Feira do Livro de Porto Alegre na quinta-feira, dia 2 de novembro, às 16h30min, com o lançamento do livro Nomes à margem, do poeta cearense Túlio Henrique Pereira, no Pavilhão de Autógrafos. A sessão de autógrafos do livro, que é uma publicação da Escola de Poesia, abre a programação especial na Feira, até o dia 18 de novembro, em homenagem ao dramaturgo e poeta nigeriano Wole Soyinka, Nobel de Literatura. A obra tem o foco na causa negra e LGBT, de modo a também propor uma reflexão sobre a censura que vem atingindo a área cultural no país.

No prefácio do livro, o poeta Ronald Augusto afirma: “Grosso modo, a épica pode ser definida como a poesia que contém história, contudo, a poesia de Túlio se interessa radicalmente pelo sinal de menos dos cenários épicos, se afeiçoa por aquilo que resta às margens da experiência em sociedade. É como se Túlio fosse um Homero cuja empatia estivesse menos relacionada a Odisseu do que aos seus remeiros.”

Revista Ovo da Ema

No sábado, dia 4 de novembro, a Escola de Poesia lançará a 4ª edição da revista de poesia Ovo da Ema, às 19h, no Pavilhão de Autógrafos da Feira do Livro. A nova edição traz novidades como a participação de poetas de Salvador (Bahia), além dos integrantes da Escola de Poesia – Cíntia Lang, Camila Noguez, Caren Lorea, Gustavo Burkhart, Anelore Schumman, Lúcia Bins Ely, José Jacques, Paula Giacomelli e Paulo Frydman. Adriano Migliavacca e Diego Dourado participam como convidados. A coordenação editorial é de Eliane Marques.