Dia 9 na Feira: Biblioteca, leitura, sociedade, protagonismo negro e muito mais

Confira a os destaques da programação da Feira do Livro nesta quinta, dia 9

A quinta-feira na Feira do Livro oferece seminários sobre promoção e mediação de leitura, e importantes temas para debate e reflexão, como transplante e ocupação. E, como destaque nas letras, figura Conceição Evaristo; no traço, Santiago.

VI SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS

Das 10h às 15h30min, Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223. Os encontros ocorrem às 10h, 10h30min, 14h e 15h30. O tema do VI Seminário Internacional é o papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade. Os palestrantes vão falar sobre o papel do bibliotecário, as boas práticas em Bibliotecas Públicas e muito mais.

CONCEIÇÃO EVARISTO

Às 10h30min, na Tenda de Pasárgada, a atividade “O Autor no Palco” é com Conceição Evaristo. A escritora mineira, um dos principais nomes da literatura contemporânea brasileira, encontra alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Às 18h, Conceição estará no Auditório Barbosa Lessa e conversa sobre o tema “Escrevivências de mulheres negras”. Às 19h30min, autografa “Ponciá Vicêncio” na Praça de Autógrafos.

TUDO A LER

Às 13h30min e às 14h30min, tem “Tudo a Ler” do Instituto Estadual do Livro e Seminário Sexta-feira do Professor da UniRitter na Sala Leste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028). É uma atividade de formação de mediação de leitura e no primeiro encontro, o tema é “Os desafios da inclusão escolar e no ensino superior: experiência de uma jornalista com baixa visão com Mariana Baierle”. No segundo, o tema é “A brincadeira como ferramenta pedagógica” com Cristina Dias.

TRANSPLANTE E AUTÓGRAFO DE E-BOOK

Às 15h, na Sala Oeste do Santander Cultural, Valter Duro Gracia, Clotilde Druck Garcia e Larissa Karsburg falam sobre “O Manual de Doação e Transplantes”. Informações práticas sobre todas as etapas do processo de doação de órgãos e transplante. Às 16h, o público dirige-se à Praça de Autógrafos para adquirir um cartão com um código que permite o download do e-book. O leitor tira um autógrafo-selfie e publica nas redes sociais com a hashtag #1salva8. A edição é da Libretos.

OCUPAÇÃO POÉTICA E URBANA

Às 18h30min, “Lanceiros Negros, um retrato das vidas invisíveis nas ocupações urbanas”, na Sala Leste do Santander Cultural. As ocupações urbanas e o déficit crescente de moradia provocam um debate indispensável: afinal, quem são as “pessoas invisíveis” que compõem o movimento por moradia? Com Nana Sanches, Betânia Alfonsin e Luís Eduardo Gomes.

Às 20h, no Teatro Carlos Urbim – Entre o Margs e o Memorial do Rio Grande do Sul ocorre o Sarau Sopapo Poético, tradicional evento de literatura de autoria negra porto-alegrense que acontece na última terça-feira do mês, durante o ano. Participação da Cia de Dança Afro Omodua.

GASTRONOMIA INTERNACIONAL

A novidade no estande do Instituto Cervantes, na Área Internacional da Feira do Livro (primeiro andar do Memorial RS), é gastronomia. Livros sobre culinária típica de vários países estão disponíveis em língua espanhola. O Instituto é a entidade oficial do Governo da Espanha para a promoção do idioma espanhol e da cultura hispânica no mundo.