Dia 21, Antonio Cattani lança “O Um” pela Editora Bestiário

O tema é atualíssimo. O romance de Cattani aborda a possibilidade de ascensão de um líder fascista no Brasil. O surgimento de personagens tais como Hitler, Trump ou Ludder depende da existência de indivíduos excepcionais ou de condições previamente encontradas na sociedade? Para alguns, a junção de carisma e competência política explicaria como despontam homens-acontecimento, líderes ou gênios maléficos capazes de arregimentar pessoas ordinárias e incautas. Para outros, a explicação se encontra no caráter moral de parte da sociedade. Para atingir seus objetivos, ela produz de maneira consciente e deliberada o homem-instrumento.

Essa controvérsia teórica se materializa numa situação verídica: a trama da ascensão e queda d’O Um reconstruída pelo Delegado A. A. Passos Linder. Além de lidar com caso tão complexo, Linder é confrontado a um desafio: como redigir o inquérito de forma isenta sem interferir na realidade?

Esse é tema geral do novo livro de ficção do sociólogo Antonio D. Cattani, “O Um – Inquérito parcial sobre o caso Ingo Ludder” (Editora Bestiário), que será lançado no dia 21 de junho, às 18h30min, no Clube de Cultura (Ramiro Barcelos, 1853) em Porto Alegre. No lançamento, o autor participará de uma conversa com Carlos R. Winckler e Jeferson Miola, sobre os temas abordados no livro. A entrada é gratuita.

A Editora Bestiário surgiu em 2004, em Porto Alegre, a partir de uma revista eletrônica que teve início nas oficinas literárias de Charles Kiefer e de Assis Brasil.

A proposta editorial é formar um catálogo de obras de ficção, de valor literário e comercial. Em não ficção, priorizamos livros de filosofia e história.