O livro Flavio Koutzii – Biografia de um militante revolucionário (De 1943 a 1984), de autoria do historiador Benito Bisso Schmidt, será lançado dia 14 de novembro, às 17 horas, na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre.
O lançamento da obra, com 540 páginas, editada pela Libretos ocorrerá com um bate-papo na Sala Leste do Santander Cultural, com a participação do autor (por teleconferência, a partir dos Estados Unidos), do biografado e de Rafael Guimaraens, editor da obra. Mais tarde, às 18h30, Flavio Koutzii participará de uma sessão de autógrafos na Praça de Autógrafos da Feira do Livro.
Benito Bisso Schimdt é professor do Departamento de História e do curso de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O livro foi realizado a partir de uma pesquisa acadêmica do autor sobre Flavio Koutzii.
O historiador buscava um personagem cuja trajetória pudesse ajudar a contar um pouco da história latino-americana recente. Por sua vez, o biografado Flavio Koutzii buscava “garantir a inscrição de sua vida e dos valores nos quais acredita em uma narrativa capaz de fazer jus, sem concessões heroicizantes, à densidade e complexidade de sua história e da sua geração”. Assim, deu-se o encontro ideal para a origem de um livro.
A biografia aborda os anos de formação de Flavio Koutzii, desde a infância no bairro BomFim, seu ingresso na política, sua militância no Brasil e na Argentina, lá seguida pela prisão pela ditadura argentina e pelo seu exílio na França até 1984, quando retornou ao Brasil.
Como muitos de seus contemporâneos, ele vivenciou a efervescência política e cultural da “geração 68”, bem como sofreu com intensidade a repressão que se abateu sobre os homens e mulheres que tiveram a coragem de resistir às ditaduras latino-americanas.
O livro tem apoio da Capes, do CNPq e do Programa de Pós-Graduação de História da UFRGS.
Deixe um comentário