Dag Øistein Endsjø: “A questão dos valores tradicionais é um fenômeno moderno”
Professor e escritor fala ao público da Feira amanhã, dia 3 de novembro, às 15h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, e autografa às 16h30min
A infinidade de relações possíveis entre sexo e religião é o principal objeto de estudo do professor e escritor norueguês Dag Øistein Endsjø. O autor do livro “Sexo & Religião – do baile das virgens ao sexo sagrado homossexual” (Geração Editorial, 2014) participa da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre na sexta-feira, dia 3 de novembro, às 15h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Às 16h30min, ele autografa na Praça de Autógrafos.
O pesquisador escandinavo, que fez sua primeira visita ao Brasil em 2014, estreia na Feira do Livro de Porto Alegre, a qual lhe revelou uma surpresa positiva: “Achei que fosse como os outros eventos literários em que já estive, mas é ao ar livre, é mais fácil para as pessoas circularem e o acesso é aberto”, diz. Integrante da delegação oriunda dos Países Nórdicos, região homenageada pelo evento, Endsjø traz à Feira suas reflexões sobre a intersecção entre a sexualidade e a religiosidade muito além da perspectiva histórica:
“Há muito aspectos possíveis sobre o assunto e o aspecto histórico é uma construção, não há uma só maneira de ver a sexualidade e a religião. Se você olhar para a questão dos valores tradicionais, verá que ela surgiu no século XX, é um fenômeno moderno. É uma tradição que não existe nem no Cristianismo”, explica o autor.
A propósito dos recentes movimentos conservadores organizados que têm surgido no Brasil nos últimos anos, o pesquisador alega estar ciente, embora o associe a uma força global: “A ascensão conservadora é uma realidade internacional. O mesmo cenário que vemos agora no Brasil, é visto também em países africanos como Chade, Uganda e Egito, na Europa Oriental, na Rússia. É uma questão surgida na segunda metade do século XX, quando começou-se a dizer que ‘as coisas sempre foram assim’”. É neste panorama que o autor encaixa personalidades brasileiras, como o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella e o ex-deputado federal Eduardo Cunha: “os argumentos religiosos modificam os pontos de vista”, explica.
Em função disso, Endsjø acredita que o público de seu evento em Porto Alegre será composto por “pessoas interessadas no assunto sexo e religião, mas também por pessoas que negam o que proponho, que discordam e vão argumentar com Deus e a Bílbia. Mas, sobretudo por pessoas que buscam uma relação sacra e espiritual com o sexo”, confessa.
Sexo e Religião – do baile das virgens ao sexo sagrado homossexual
Autor: Dag Øistein Endsjø
Título original: Sex og Religion — Fra jomfruball til hellig homosex
Tradução: Leonardo Pinto Silva
ISBN: 9788581302294
Páginas: 376
Editora: Geração Editorial
Ano: 2014