A Biblioteca Pública do Estado (BPE) promove no dia 6 de outubro (quinta-feira), às 19h, o colóquio sobre “A Metafísica Presente na Obra ‘O Grande Sertão: Veredas’ de Guimarães Rosa”, perpassando o estilo literário e biografia do autor. Os ministrantes são os professores de história, Thomas Giulliano e de literatura, Matheus Knispel da Costa. A entrada é franca.
Considerado uma das mais importantes obras da literatura brasileira, o romance traz o relato de Riobaldo, ex-jagunço que relembra suas lutas, medos e o amor reprimido por Diadorim. Publicado em 1956, com 600 páginas e sem capítulos, foi alvo de elogios pela linguagem e originalidade de estilo. Neste livro Guimarães Rosa fundiu elementos do experimentalismo linguístico da primeira fase do modernismo e o tema do Regionalismo, da segunda fase do movimento.
Palestrantes
Thomas Giulliano é graduado pela PUCRS, onde está fazendo pós-graduação em Literatura Brasileira; coordena o site www.historiaexpressa.com.br e faz parte do www.acivilizacaocursos.com. Ele integra a equipe de colaboradores de projeto que consiste em cursos, textos, vídeos e notícias, na internet – em sites próprios, páginas do Facebook e canal do Youtube – nos campos da História, Sociologia, Política, Filosofia e demais assuntos culturais.
Matheus Knispel da Costa trabalha com o ensino de línguas clássicas, sobretudo do latim, desde o seu primeiro contato com essas disciplinas, na UFRGS. Transferiu-se posteriormente paraa Roma (Itália), onde estudou Humanidades na Accademia Vivarium Novum, um grande centro de estudo, ensino e promoção dos clássicos. De modo paralelo, complementou seus estudos na Università Pontificia Salesiana, também de Roma, onde obteve os graus de bacharel e de mestre em Letras Cristãs e Clássicas, com uma tese final sobre as concepções de justiça de Isócrates e Platão. Atualmente, é professor de latim em instituições de ensino de Porto Alegre e região.
Serviço:
Dia: 6 de outubro de 2016 (quinta-feira)
Hora: a partir das 19h.
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190).
Contato: contato@historiaexpressa.com.br/thomas@historiaexpressa.com.br, matheusmarthagarcia@gmail.com e telefone 9346-9807 (Matheus Garcia).
Entrada franca.
Deixe um comentário