• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Clube de Leitura da BPE aborda ‘Don Quixote’ de Cervantes e ‘Jane Eyre’ de Charlotte Brontë

março 27, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) dá início à programação do Clube de Leitura 2017, sempre às quintas-feiras, com palestras, às 17h30min e filmes, às 16h, de 6 a 27 de abril sobre “Don Quixote” de Miguel Cervantes; e de 18 de maio a 1º de junho acerca de “Jane Eyre” de Charlotte Brontë. Estudantes e interessados podem participar da atividade gratuita, preferencialmente mediante agendamento, pelo e-mail bpe-rs@sedac.rs.gov.br.

Escrito por Cervantes, “Don Quixote de La Mancha” (1547-1616) é composto por 126 capítulos, divididos em duas partes, sendo a primeira, editada em 1605, em Madri. Escrito em forma de novela realista, o livro parodia os romances de cavalaria, populares no período, mas já em decadência. O protagonista, de certa idade, por ser aficcionado por este tipo de leitura perde o juízo e acredita que tenham sido verdadeiras estas histórias. Decide, então, tornar-se um cavaleiro andante, partindo pelo mundo e vivendo suas próprias narrativas, montado no cavalo Rocinante e acompanhado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, com visão mais realista. Incursionando nas terras da Mancha, de Aragão e da Catalunha, se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O humor decorre deste descompasso, da figura que teria sido um heroi cem anos antes, que se enganou de século. O autor teceu uma sátira de sua época, usando um cavaleiro medieval em plena idade Moderna para fazer um retrato da Espanha, concebendo a maior obra-prima de língua espanhola.

Publicado em 1847, em três volumes, pela britânica Charlotte Brontë, “Jane Eyre” é uma autobiografia ficcional da personagem homônima. A órfã Jane vive infeliz na casa de uma tia, que a detesta e após um confronto é mandada para uma escola, onde se sente melhor. Após seis anos como aluna e dois como professora, torna-se da jovem Adèle, pupila de Edward Rochester. Quando finalmente conhece Rochester, ambos se apaixonam e ele lhe propõe casamento, que ela aceita. Mas no dia da cerimônia descobre que ele já era casado, com Bertha, que conheceu na Jamaica e enloqueceu. Para que ninguém soubesse, a mantinha escondida no sótão e diante destes fatos, Jane decide fugir.

Após alguns dias de fome, é recolhida por St John Rivers e suas irmãs. Mais tarde vem a descobrir que não só herdou dinheiro de um tio, como os seus anfitriões são na verdade seus primos diretos (algo que todos desconheciam) e, decidida a recompensá-los, divide a herança com estes. St John Rivers decide partir como missionário e levar a prima consigo, como esposa. Jane hesita e resolve descobrir o que se passara com Rochester, pois havia se passado um ano que havia fugido de sua casa, antes de dar uma resposta ao primo. Encontra-o cego e aos cuidados de dois criados fiéis, pois sua casa havia sido incendiada pela esposa enlouquecida, e ele perdera a vista e uma das mãos, ao tentar salvar todos que lá viviam. Como Bertha se suicida, ao se jogar da casa em chamas, Jane decide assim casar finalmente com ele.

O livro retrata a emancipação feminina, na medida em que as mulheres até então não eram aptas a trabalhar, devendo casa-se para garantir sua sobrevivência, segundo a lógica vigente. Com um clima de mistério, sugerido pelo passado e tragicidade, tem alguns elementos simbólicos, como a cegueira de Rochester, que só volta a ver quando reencontra Jane, um ano depois do incidente, e após a morte da mulher. A trama fala da sensibilidade moral e espiritual da protagonista, e pela intensidade dos fatos, antes no domínio da poesia, “Jane Eyre” revolucionou a arte da ficção. Charlotte Brontë passou a ser considerada a ‘primeiro historiadora da consciência privada’ e ancestral literária de escritores como James Joyce e Malcel Proust.

Programação:
“Dom Quixote” de Miguel de Cervantes
– 06/04 -17h30min – Palestra com professora Almudena Santa Maria
– 13/04 -17h30min – Palestra com professor André Alfama
– 20/04 -16h- Filme “O Homem de La Mancha” (Itália-EUA/1972/2h12min)

Dirigido e produzido por Arthur Miller, com roteiro de Dale Wasserman, longa tem no elenco Peter O’Toole (Don Quixote, Cervantes e Alonso Quijana), Sophia Loren (Dulcineia, a amada do protagonista e Aldonza) e James Coco (Sancho Pança).

Durante a Inquisição na Espanha, Miguel de Cervantes é preso como herege, por propagar pensamentos subversivos. Ele é jogado em um calabouço, ocupado também por ladrões e assassinos, e ‘julgado’ pelos prisioneiros. Para se defender, conta a história de um homem idoso, que passa os dias e as noites lendo e só consegue ver a injustiça e a trapaça triunfarem. Torna-se então um cavaleiro errante, conhecido como Don Quixote de la Mancha, que decide lutar contra as injustiças do mundo.
– 27/04 -17h30min – Conversa com Leitores, coordenada pelos funcionários da BPE, Fábio Lazzari e Fátima Francisco

“Jane Eyre”, Charlotte Brontë
– 18/05 – 17h30min – Palestra com professor Gustavo Melo Czekster
– 25/05 -16h- Filme “Jane Eyre” (EUA/1943/1h37min)

Robert Stevenson dirige filme adaptado da história de amor de Charlotte Bronte, com Joan Fontaine e Orson Welles. Depois de uma infância como órfá, Jane Eyre consegue um emprego como governanta da filha do pertubado Edward Rochester, um aristocrata inglês. Com o passar do tempo ela e seu patrão se apaixonam e decidem se casar. Mas o casamento é abalado quando um visitante revela o segredo que Rochester fazia questão de manter no esquecimento.
– 01/06 -17h30min – Conversa com Leitores, coordenada pelos funcionários da BPE, Fábio Lazzari e Fátima Francisco

Serviço:
Período: 6 de abril a 1º de junho de 2017.
Dias e horários: Quintas-feiras, conforme programação acima.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190)
Inscrições: Pelo e-mail bpe-rs@sedac.rs.gov.br, para efeito de controle, sem obrigatoriedade.
Contato: Telefone (51) 3225-9619
Entrada franca

Arquivado em: Livros

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login