• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Civilização Brasileira lança livro sobre escravidão no Brasil, no Sul dos Estados Unidos e em Cuba

julho 4, 2016 By pedronunes Deixe um comentário

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Escravidão e capitalismo histórico no século XIX reúne ensaios de historiadores brasileiros e estrangeiros sobre a escravidão negra nas Américas ao longo do século XIX a partir de um conceito recente da historiografia, o da “segunda escravidão” – proposto em 1988 por Dale Tomich, um dos autores desta coletânea. Enquanto declinava ou era abolida em determinadas zonas do Novo Mundo, a partir do fim de determinadas colônias, da Revolução Industrial na Inglaterra e de sua consolidação como nação hegemônica na economia, a escravidão reflorescia no Sul dos Estados Unidos, em Cuba e no Brasil – áreas que se tornaram polos dinâmicos de uma nova e maciça expansão da escravidão africana.

O conceito da segunda escravidão surgiu de várias iniciativas de pesquisas e encontros internacionais sobre o tema. Esse livro é fruto desses movimentos e surgiu a partir de um seminário internacional promovido na Universidade de São Paulo em 2013. O evento procurou discutir como essas transformações nesses países citados suscitam questionamentos como a definição do conceito, seus quadros temporais e espaciais, suas relações com a reestruturação da economia-mundo capitalista no século XIX e a sua pertinência para as historiografias nacionais de Brasil, Estados Unidos e Cuba, além de para a História Atlântica e Global. Também tenta explicar os processos de abolição da escravidão nos Estados Unidos, Cuba e Brasil. O livro não traz respostas acabadas para essas questões. Ele tenta respondê-las de formas distintas e, por vezes, divergentes.

O livro está dividido em cinco capítulos. O de abertura, escrito por Robin Blackburn, traz uma síntese sobre a escravidão moderna e o lugar que o conceito de segunda escravidão pode ocupar nessa história. No capítulo seguinte, Dale Tomich critica os pressupostos teóricos e epistemológicos da New Economic History em seu tratamento da escravidão negra oitocentista. Seu objetivo é o de recuperar uma perspectiva substantiva de economia que permita articular de forma estreita a história econômica à história social e política da segunda escravidão. Os três capítulos seguintes, escritos por Rafael Marquese e Ricardo Salles (Brasil), José Antonio Piqueras (Cuba) e Edward E. Baptist (Estados Unidos), abordam as historiografias nacionais das regiões da segunda escravidão.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Rafael Marquese é professor do Departamento de História da USP e coordenador do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab-Mundi–USP). Autor de Feitores do corpo, missionários da mente: Senhores, letrados e o controle dos escravos nas Américas, 1660-1860 (Companhia das Letras, 2004), e, em parceria com Márcia Berbel e Tâmis Parron, Escravidão e política: Brasil e Cuba, 1790-1850 (Hucitec, 2010).

Ricardo Salles é professor de História na Unirio, autor de Guerra do Paraguai: Escravidão e Cidadania na formação do Exército (Paz e Terra, 1990), Nostalgia imperial: escravidão e formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado (Ponteio, 2013, 2ª ed), Joaquim Nabuco, um pensador do Império (Topbooks, 2002) e E o vale era o escravo. Vassouras, século XIX: Senhores e escravos no coração do Império (Civilização Brasileira, 2008).

SOBRE OS AUTORES:

Edward E. Baptist é professor de História na Universidade Cornell, Estados Unidos. Coeditor do livro New Studies in the History of American Slavery (2006), é autor de Creating an Old South: Middle Florida’s Plantation Frontier Before the Civil War (The University of North Carolina Press, 2002) e The Half Has Never Been Told: Slavery and the Making of American Capitalism (Basic Books, 2014, a ser publicado pela Civilização Brasileira).

Dale Tomich é professor de História e Sociologia da Universidade de Binghamton, Estados Unidos, além de diretor do Fernand Braudel Center na mesma instituição. Autor de, entre outros, Slavery in the Circuit Sugar: Martinique in the World Economy (Johns Hopkins University Press, 1990), e Pelo prisma da escravidão. Trabalho, capital e a economia mundial (publicado pela Edusp em 2011).

José Antonio Piqueras é catedrático de História Contemporânea da Universitat Jaume I, Espanha. Autor de, entre outros, Pervivencias feudales y revolución democrática (1987), Agiotistas, negreros y partisanos (1991) (ambos em parceria com Enric Sebastià), La Revolución Democrática, 1868-1874 (1992), Cuba, empório y colónia (2003), Bicentenarios de Libertad (2010), e La Esclavitud en las Españas: un lazo transatlántico (2011).

Robin Blackburn é autor de A construção da escravidão do Novo Mundo e A queda do escravismo colonial (ambos publicados no Brasil pela Record), An Unfinished Revolution: Karl Marx and Abraham Lincoln (Verso, 2011), e The American Crucible: Slavery, Emancipation and Human Rights (Verso, 2011). Professor da Universidade de Essex, Grã-Bretanha, é membro do comitê editorial da New Left Review.

Arquivado em: Livros Marcados com as tags: Brasil, Civilização Brasileira, Cuba, escravidão, Estados Unidos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login