China inaugura espetacular biblioteca futurista em Tianjin Binhai. Veja as fotos

Da Redação *

Uma inacreditável biblioteca foi inaugurada no mês passado em Tianjin Binhai, cidade chinesa de 2,4 milhões de habitantes. Ela tem cinco andares, 36 mil metros quadrados de área para o usuário se locomover e apresenta um auditório impressionante com estantes do chão ao teto que podem armazenar até 1,2 milhão de livros físicos. Para uma comparação, a imensa Biblioteca Pública de Nova York contou cerca de 2,5 milhões de livros, em auditoria feita em 2015. Mas, além do grande auditório, há outras salas na biblioteca de Tianjin.

O enorme projeto de design foi concebido e implementado pela empresa de design holandesa MVRDV em colaboração com arquitetos locais do Instituto de Planejamento e Design Urbanista de Tianjin. Foi completado em apenas três anos e é o projeto mais rápido concluído da MVRDV até o momento.

A biblioteca está ancorada por uma estrutura esférica gigante no centro do espaço. As prateleiras vizinhas curvam-se e se espalham pela esfera, até o teto. Isso dá aos visitantes a sensação de que eles estão caminhando dentro de um olho, uma ilusão que inspirou o apelido da biblioteca: “O Olho de Binhai”.

“O interior da biblioteca de Tianjin Binhai é semelhante a uma caverna, uma livraria contínua”, disse Winy Maas, co-fundador da MVRDV, em um comunicado de imprensa. “Nós abrimos o prédio criando um espaço público bonito no interior, uma imensa sala de estar urbana é o seu centro. As estantes de livros são grandes espaços para se sentar e, ao mesmo tempo, permitem o acesso aos andares superiores. Os ângulos e as curvas destinam-se a estimular diferentes usos do espaço, como ler, andar, conhecer e discutir. Juntos eles formam o “olho” do edifício: para ver e ser visto.

Além do espaço principal para livros, o prédio de cinco andares também abriga muitos espaços de mídia. O primeiro e o segundo andar apresentam salas de leitura, enquanto áreas com salões e salas de reuniões e escritórios podem ser encontrados nos níveis superiores. A biblioteca também possui dois pátios na cobertura.

O “Olho de Binhai” é um investimento ambicioso em uma época em que mais e mais leitores estão escolhendo ebooks e meios menores e capazes de armazenar vários livros, como tablets e Kindle. De acordo com o The Guardian, as vendas de e-books passaram de US$ 20 milhões em 2006, ano antes do Kindle, para cerca de US$ 1 bilhão hoje.

Mas os primeiros dias na nova biblioteca dão uma indicação de como virar o jogo. Segundo a prefeitura da cidade, a biblioteca de apenas um mês já não é apenas o destino mais procurado pelos turistas da cidade, como uma das maiores atrações da China.

A seguir, mais fotos e um vídeo:

(*) Todas as fotos são da MVRDV.