Fruto de mais de uma década de trabalho, Beethoven: angústia e triunfo é uma biografia escrita por Jan Swafford que alia rigor e entusiasmo ao oferecer um retrato detalhado da vida e da obra do compositor alemão. Ele mesmo um compositor renomado, Swafford comenta a evolução do trabalho de Beethoven em análises ao mesmo tempo eruditas e acessíveis, sem perder de vista o leitor leigo. Além da compreensão profunda do músico revolucionário, Swafford busca fontes até então pouco exploradas para retraçar a vida íntima do homem, desfazendo mitos persistentes e descobrindo novos detalhes sobre as principais influências formadoras do autor da Nona Sinfonia.
Ludwig van Beethoven (1770-1827) personificou a formação de uma sensibilidade moderna na música. Foi contemporâneo do Iluminismo alemão e símbolo do Romantismo europeu, colecionador de frustrações amorosas, vítima de uma surdez progressiva que se manifestou no auge da fama, criador de obras que desafiaram os limites de seu tempo, levaram ao desenvolvimento de instrumentos novos e seguem sendo o ponto alto de sua arte.
Na Introdução do livro, Swafford escreve “eu já tinha rascunhado boa parte deste livro antes de perceber que no texto em si estava evitando duas palavras comuns demais em biografias de artistas: gênio e obra-prima. A primeira palavra uso apenas em citações da época de Beethoven. A última não uso. Em relação à “gênio”, não é porque não acredito em sua existência, mas sim porque simplesmente não preciso da palavra. Este livro é um retrato de um músico consumado criando sua obra, tocando piano, encontrando sua voz, achando seu nicho, vendendo seus produtos, cortejando patronos, benfeitores e editores, apaixonando-se, agradando seu público em um momento e provocando-o em outro; e, em sua arte, desafiando todos os limites com coragem e integridade incomparáveis.”
“Este não é apenas um, mas dois livros: uma biografia e uma jornada ao mundo da música, uma visita guiada por um expert apaixonado. O leitor provavelmente terá vontade de ouvir as obras enquanto lê, a fim de traduzir as metáforas em sons.”
Jeremy Denks, The New York Times Book Review
Sobre o autor:
Nascido em 1946, Jan Swafford é um premiado compositor, musicólogo, professor e escritor. Suas obras musicais já foram executadas por grandes orquestras, incluindo as de St. Louis, Vermont, Harrisburg e a Filarmônica da Rádio da Holanda. Na escrita, é autor de respeitadas biografias de ícones da música clássica e já ganhou PEN/Winship Award e foi finalista do prestigiado prêmio do National Book Critics Circle. O estudioso também colabora com a NPR (rádio pública de Nova York) e seus textos críticos sobre música aparecem também em publicações como a Slate, o The Guardian, a Gramophone, entre outros. Formado em Harvard e em Yale, atualmente Swafford é professor de história da música, teoria e composição musical no Boston Conservatory.
Ficha técnica
Titulo: Beethoven: angústia e triunfo
Autor: Jan Swafford
Tradução: Laura Folgueira
ISBN: 9788520443880
Dimensão: 15,5 x 22×5
Páginas: 1056
Capa dura
Preço: R$189
Editora: Amarilys
Deixe um comentário