Ayres Potthoff, Mathias Pinto e Luís Augusto Fischer apresentam: Discutindo a relação — Música e Literatura

DISCUTINDO A RELAÇÃO a gente faz a toda hora. No Brasil de hoje, então… Mas não, não se trata de um bate-boca no palco. Ayres Potthoff, Mathias Pinto e Luís Augusto Fischer resolveram se encontrar porque tinham certeza de que o Brasil já teve momentos em que, das tensões e das diferenças, se criou arte, da mais alta qualidade. Literatura e música, o erudito e o popular, o nacional e o importado, o bem-comportado e o safado, o apolíneo e o dionisíaco são polos opostos — e entre eles se erigiu a grande literatura de Machado de Assis e a enorme música de Pixinguinha.

Imagem: Tom Silveira

Em uns 90 minutos de conversa, leitura e audição, DISCUTINDO A RELAÇÃO vai retornar ao tempo em que grandes sínteses estéticas estavam sendo geradas. Vai retornar para viver aquela beleza, que está lá mas continua viva e, quem sabe, nos ajudará a viver melhor por aqui. Nem que seja por 90 minutos.
O evento terá única apresentação no StudioClio, dia 25 de agosto, sexta-feira, às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do local ou pelo site www.studioclio.com.br.

Sobre os artistas/docentes

Ayres Potthoff se especializou com os flautistas Keith Underwood e Ransom Wilson, em Nova Iorque/Estados Unidos e, posteriormente, recebeu o título de Mestre em Flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Celso Woltzenlogel. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Flautistas, organizador dos Festivais Internacionais de Flautistas do Rio de Janeiro e Porto Alegre e foi Diretor Executivo da Orquestra de Câmara Theatro Sao Pedro, grupo que fundou em 1985.

Com frequência, tem se apresentado em recitais ao lado de Celso Loureiro Chaves, Olinda Alessandrini e Maly Weisenblum, em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Hungria, Noruega, República Tcheca, Peru e Equador, e como solista de diversas orquestras, entre as quais, a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara Theatro Sao Pedro, Orquestra Sinfônica Nacional de Lima e a Orquestra de Flautas do Japão. Lançou o CD RECITAL com a pianista Maly Weisenblum e, atualmente, é professor na Unisinos/RS e no IPA/RS.

Luís Augusto Fischer é Mestre (1988) e Doutor (1998) em Literatura Brasileira pela UFRGS.  Professor de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UFRGS, desde 1984. Foi Coordenador da área do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, entre 1993 e 1996. Subsecretário de Cultura de Porto Alegre, de agosto de 1995 a fim de 1996. Presidente da Associação Gaúcha de Escritores, de 1997 a 1999. Já publicou diversos livros como: O edifício do lado da sombra (Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1996), contos, finalista do Prêmio Nestlé de Literatura em 97 para contos de autor estreante; Rua desconhecida (Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2002), contos; Quatro Negros (Porto Alegre: L&PM, 2005), prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes de melhor novela de 2005; Contra o esquecimento (Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001), crônicas e ensaios; De ponta com o vento norte (Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2004), crônicas.

Mathias Pinto é músico, violonista, compositor e arranjador. Estudou na EST musicoterapia e transferiu-se para o Curso de Licenciatura em Música do IPA no qual concluirá neste primeiro semestre de 2011. Nesta época da EST, fundou a banda Carne de Panela, para divulgar suas canções.  Logo passou de violão 6 cordas para violão 7 cordas e tocar bandolim também. É um dos arranjadores do projeto Tom Chico e Vinicius, participa dos projetos Resgate e Central do Samba, participa do Grupo Isto é Nosso e em 2010 fundou o grupo Choro do Rio Grande, onde os integrantes fazem um projeto de pesquisa sobre os chorões do século passado como Otávio Dutra.

SERVIÇO
Discutindo a Relação – Música e Literatura, com Ayres Potthoff, Mathias Pinto e Luís Augusto Fischer
Data: 25 de agosto de 2017, sexta-feira, às 21h.
Local: StudioClio – Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa
Valores: R$ 25 a R$ 50
Obs.: Meia-entrada para seniores e estudantes; desconto especial para clientes Zaffari/Bourbon Card e professores.
Informações pelo telefone (51) 3254-7200, por e-mail atendimento@studioclio.com.br ou pelo site www.studioclio.com.br.