Anúncio da programação da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre
Tempo para ler, todo mundo tem
Feira do Livro de Porto Alegre convoca todos, em dezenove dias de evento, a se tornarem leitores; programação conta com delegação de escritores dos Países Nórdicos, região homenageada neste ano
A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre lança sua programação oficial na próxima quarta-feira, dia 25 de outubro. O anúncio será feito às 10h, em café da manhã para imprensa e convidados na Sala Larisa do Master Premium Grande Hotel (Rua Riachuelo, 1.070 – Centro, Porto Alegre/RS). Na ocasião, serão anunciados os principais destaques do evento, a região homenageada e a campanha publicitária da Feira de 2017.
A diversidade étnica, geográfica, etária e social será um dos principais pilares da 63ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Entre os dias 1º e 19 de novembro de 2017, a Praça da Alfândega será o ponto de convergência de culturas distintas e pessoas em busca de novas perspectivas. Escritores, ilustradores e artistas de diferentes lugares levarão à Praça da Alfândega suas obras e suas histórias, ficcionais ou não, para celebrar a variedade natural da vida humana. Estão previstas mais de 350 atividades para público adulto e mais de 500 para público infantil, juvenil e escolar, todas com entrada gratuita. Além dos autores da região homenageada, composta pelos Países Nórdicos, são esperados escritores de lugares como França, Nigéria, Angola, Amazônia e Portugal.
Com cerimônia de abertura prevista para às 19h do dia 1º de novembro no Teatro Carlos Urbim, a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com área total de 7 mil m², sendo 5 mil m² de área coberta. São 91 bancas de venda de livros na Área Geral, 12 na Área Infantil e Juvenil e 6 na Área Internacional, novamente estabelecida no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul. O prédio histórico acolhe também a Biblioteca Moacyr Scliar, a Bebeteca, o Fraldário e a Sala dos Autores, além da sala de Imprensa e setores administrativos.
A Estação da Acessibilidade, instalada na Praça da Alfândega, ao lado da Central de Informações, oferece, entre outros serviços, passeios guiados para cegos e surdocegos, tradução em libras e empréstimo de cadeiras de rodas.
As atividades acontecem no Santander Cultural, Memorial do Rio Grande do Sul, Teatro Carlos Urbim, QG dos Pitocos SESI, Tenda de Pasárgada, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Auditório da Livraria Paulinas, Theatro São Pedro, Espaço Cultural dos Correios (térreo do Memorial) e a estreia do Espaço do Conhecimento – localizado entre o Banrisul e o Margs, com patrocínio da Petrobrás e programação voltada para a convergência entre novas tecnologia e literatura.
Sobre Valesca de Assis, Patrona da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre
A escritora Valesca de Assis foi anunciada como Patrona do evento na manhã do dia 11 de outubro. Nascida em Santa Cruz do Sul/RS, em 1945, cursou a Faculdade de Filosofia da UFRGS. É professora de História especializada em Ciências da Educação e ministrante de oficinas de escrita criativa. Estreou como escritora em 1990, com a publicação de “A Valsa da Medusa”. “Harmonia das Esferas” foi vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes e Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores, em 2000; indicado para o Prêmio Açorianos de Literatura, categoria Romance, em 2001. Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, categoria Crônica, em 2003, por “Todos os Meses”. Foi também finalista do Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, em 2009, categoria Infantojuvenil, por “Vão Pensar que Estamos Fugindo”. “Um Dia de Gato” recebeu o Prêmio AGEs Livro do ano em 2011/ Literatura Infantil e, em 2017, o romance “A ponta do Silêncio” fez jus ao Prêmio AGES Livro do ano, categoria Narrativa Longa e foi indicado como leitura obrigatória para o Vestibular/2018 da Unisc (Universidde de Santa Cru do Sul). Ela sucede Cíntia Moscovich no patronato do evento.
Programação geral e internacional
Na programação para adultos, entre os destaques, estão Monja Coen, Conceição Evaristo, Amyr Klink, Ondjaki, Marie Ange Bordas, Luiz Felipe Pondé, Natalia Borges Polesso, Ricardo Araújo Pereira, Djamila Ribeiro, Gregório Duvivier, Arthur Xexéo, Carol Bensimon, Bernardo Kucinski, Luis Fernando Verissimo, Cíntia Moscovich, José Luís Peixoto, Mia Couto e Antonio Prata.
Região homenageada: Países Nórdicos
Os Países Nórdicos, grupo formado por Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia, serão homenageados pela Feira. A literatura produzida na região vai pautar muitas atividades e alguns dos principais nomes da escrita contemporânea daqueles países encontrarão seus leitores, autografar suas obras e entrar em contato com a cultura local. A maioria dos autores vai ficar no País por alguns dias depois da sua participação na Feira em função de outros eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, organizados pelas suas editoras brasileiras.
Compõem a delegação de escritores da região: o quadrinista Kim W. Andersson (Suécia); o autor da série Millenium David Lagercrantz(Suécia); a autora de livros infantis Pernilla Stalfelt (Suécia); a brasileira adotada por família escandinava Christina Rickardsson (Suécia); o romancista Aki Ollikainen (Finlândia); o romancista Dag Solstad (Noruega); os autores que assinam sob o pseudônimo de A. J. Kazinski, Anders Rønnow Klarlund e Jacob Weinreich (Dinamarca); a psicoterapeuta Iben Sandahl (Dinamarca); o poeta e romancista Einar Már Gudmundsson (Islândia), o poeta e crítico literário faroês Carl Jóhan Jensen (Ilhas Faroé, Dinamarca) e o pesquisador sobre religião e sexualidade Dag Øistein Endsjø (Noruega). A vinda dos autores é resultado de uma parceria da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre com embaixadas e consulados dos países nórdicos no Brasil e outras instituições, como o Instituto Ibero-Americano da Finlândia, e Pasi Loman, tradutor finlandês da agência literária Vikings of Brazil.
Confira a programação dos autores da região homenageada: http://bit.ly/paisesnordicos.
Wole Soyinka
A obra de um dos principais autores africanos da atualidade estará em destaque durante a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Nobel de Literatura em 1986, Wole Soyinka é tema de programação especial no último final de semana do evento. No domingo, 19, o autor nigeriano participa de conferência e autografa “O Leão e a Joia” (Geração Editorial, 2012) no Theatro São Pedro. Um sarau e uma oficina com foco na obra de Soyinka integram a programação de sábado, 18.
Autor de peças teatrais, romances e poemas, Wole Soyinka foi o primeiro africano a receber o Nobel de Literatura. Crítico incansável das ditaduras militares da Nigéria, teve de fugir algumas vezes do seu país e, desde 1994, tem residido quase que exclusivamente nos Estados Unidos. Até hoje, com 82 anos, continua a escrever e a criticar veementemente a corrupção e a opressão em cada canto de sua idolatrada África.
A visita do autor à Feira do Livro é resultado de uma parceria entre a Câmara Rio-Grandense do Livro e a 11ª Bienal do Mercosul. Com o tema “O Triângulo do Atlântico”, o evento de artes visuais, que acontece no primeiro semestre de 2018, já promove iniciativas que abordam o encontro entre África, América e Europa.
Confira a programação sobre Wole Soyinka: http://bit.ly/wolesoyinkanafeira
Programação infantil e juvenil
A programação infantil e juvenil acontece no Teatro Carlos Urbim, no QG dos Pitocos Sesi, na Tenda de Pasárgada, na Biblioteca Moacyr Scliar, no Auditório e na Sala de Vídeo do Memorial do Rio Grande do Sul. Entre os mais de 90 autores que integram a programação, estão Otávio Jr., Rogério Andrade Barbosa, Manuel Filho, Rosana Rios, Daniel Mundururku, Ieda de Oliveira, Selma Maria, Heloisa Prieto e Fabio Monteiro, além de vários escritores que também encontram alunos em escolas pelos programas de leitura Adote um Escritor (parceria entre Câmara Rio-Grandense do Livro e Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre que completa 16 anos de existência) e Lendo pra Valer, parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Já o programa A Feira vai à Fase acontece em seis unidades da instituição com adolescentes que se encontram cumprindo medidas socioeducativas.
As sessões de autógrafos acontecem na Praça de Autógrafos, na Praça da Alfândega, das 14h30 às 20h30. Cerca de dois mil escritores autografam neste ano.
Horário de funcionamento
Área Infantil
Bancas: 9h30 às 20h30
Programação: 9h às 20h30
Área Geral e Internacional
Dias úteis e domingos: 12h30 às 20h30
Sábados: 10h às 20h30