​Amarilys lança nova tradução de Oliver Twist e Tempos Difíceis

Oliver Twist é a história de um jovem órfão que escapa de uma instituição para crianças abandonadas típica da era vitoriana. Ao fugir, o pequeno Oliver Twist vai para as ruas de Londres e cai nas garras de uma gangue de bandidos de rua da qual não consegue se livrar. Nessa gangue, Oliver encontra personagens extraordinários e vibrantes que capturam a imaginação dos leitores há mais de 150 anos: o repugnante Fagin, a bela e trágica Nancy, o esperto Artful Dodger e talvez um dos maiores vilões de todos os tempos – o aterrador Bill Sikes. Oliver Twist é um romance de protesto social, um conto de moralidade e uma história de detetive.

Em Tempos Difíceis, o senhor Bounderby é um rico industrial embrutecido pelo passado. Seu amigo, o senhor Gradgrind é entusiasta do ensino frio e racional que norteia a educação dos filhos, Louisa e Tom, e também à de Sissy, uma garotinha criada no Circo. O tecelão Stephen Blackpool é angustiado pelas barreiras que a lei lhe impõe. As escolhas dessas personagens ao longo dos anos farão com que seus destinos se cruzem, pondo em xeque os prós e contras da razão e da emoção. Em um de seus mais emblemáticos romances da maturidade, Charles Dickens aborda dilemas da sociedade inglesa do século XIX com uma verve irônica afiadíssima, mas sem deixar de retratar com bom humor e afeto suas personagens muito humanas.

Cada um desses livros representa fases diferentes da carreira de Dickens. Oliver Twist foi seu segundo romance enquanto que Tempos Difíceis foi uma de suas
​últimas obras. Entretanto, os dois apresentam um dos mais importantes motores do enredo de inúmeros romances escritos ao longo do século XIX, o dinheiro. É a relação com o dinheiro que posiciona cada um dos personagens numa escala social minuciosamente organizada dentro da qual quem está acima procura muitas vezes humilhar e oprimir quem está abaixo.

Sobre o autor:
Charles Dickens (1812-1870) nasceu em Portsmouth, cidade portuária do sul da Inglaterra. Fez seu nome na imprensa londrina, começando como repórter e, dos anos 1830 em diante, autor de folhetins de sucesso estrondoso. Retratou como ninguém a vida dura na Londres do século XIX, moderna e desigual. As aventuras do Sr. Pickwick, Oliver Twist, A vida e as aventuras de Nicholas Nickleby, David Copperfield e Tempos difíceis são algumas de suas obras mais conhecidas.