Aliança Francesa promove Débats d’idées com a escritora francesa Paula Anacaona

Foto: Divulgação

A próxima edição do Débats d’idées, promovido pela Aliança Francesa de Porto Alegre, será com a editora, escritora e tradutora francesa Paula Anacaona. O evento acontece no dia 19 de novembro, às 20h, na Aldeia (Rua Santana, 252). A entrada é franca.

Paula fará um bate-papo sobre o lugar da mulher negra na sociedade franco-brasileira, por meio da observação de suas experiências pessoais e de seu primeiro romance, Tatou. Lançado neste ano, Tatou refaz o caminho de uma protagonista franco-brasileira, filha de pai negro e mãe branca, em guerra com sua identidade mestiça. Apesar de tratar-se de uma ficção, a autora utilizou muitas experiências pessoais para discutir o lugar da mulher negra na sociedade dos dois países, um tema que a inquieta.

Tatou fala do tema de negritude e da mestiçagem como riqueza ou desenraizamento, do cruzamento das questões de raça, de classe e de gênero. No Débats d’idées, a autora abordará temas como a recepção da literatura afro-brasileira na França, comparações entre literatura negra brasileira e francesa e, também, a presença negra na França.

Feira do Livro

Paula Anacaona participa também de um bate-papo sobre sua obra Tatou na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro acontece no dia 17 de novembro, às 18h30, no Salão de Brigde do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085 – 2º andar). A mediação é da jornalista e escritora Fernanda Bastos.

O Débats d’idées com Paula Anacaona é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro e apoio da Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil e da Aldeia.

Serviço:
Débats d’idées com a escritora francesa Paula Anacaona
Segunda, 19 de novembro, às 20h
Aldeia – Rua Santana, 252
Entrada franca