Airton Ortiz lança a coleção Jornalismo de Aventura com o livro Pelos caminhos do Tibete e autografa Havana pós-Fidel

Feira do Livro de Porto Alegre
Dia 08 de novembro, quarta-feira
16h30 – palestra no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE/Érico Veríssimo
18h30 – Sessão de autógrafos no Pavilhão de Autógrafos
Editora Benvirá
Preço – R$ 34,00

Airton Ortiz, conhecido por seus livros de viagens pelo mundo, com mais de 20 títulos publicados entre reportagens, crônicas, romances e fotografia, tanto para o público adulto quanto infantil, está lançando a coleção Jornalismo de Aventura com o livro Pelos caminhos do Tibete.

A obra, publicada originalmente na Coleção Viagens Radicais, da Editora Record, vem em edição atualizada e ampliada. Narra sua viagem pelo Tibete, ele que foi o último repórter estrangeiro a percorrer livremente o território atualmente ocupado pela China. Essa jornada épica, cheia de mistérios e aventuras está descrita neste livro-reportagem, que inaugura a série Jornalismo de Aventura, um gênero onde o jornalista é ao mesmo tempo repórter e protagonista da reportagem.

Voltado mais para a emoção do que para a informação pontual, o Jornalismo de Aventura criado pelo jornalista gaúcho reformatou as descrições de viagens, criando esse gênero hoje amplamente estudado nas faculdades de Jornalismo de todo o país.

No mesmo dia e horário, Airton Ortiz também autografará Havana pós-Fidel, um livro de crônicas mostrando a Havana de dez anos atrás, quando foi lançada a edição original, comparada com a Havana atual, uma ampla radiografia nas mudanças em Cuba refletidas em sua capital.

Airton Ortiz estava em Cuba no dia da morte de Fidel Castro, tendo voltado ao país no começo deste ano para atualizar o livro. Mantendo a edição original, cada crônica foi acrescida de um novo texto mostrando a situação atual. Assim, o próprio leitor poderá tirar suas conclusões sobre as mudanças que vêm ocorrendo em Cuba.