Um dos grandes nomes do Jornalismo de Aventura, Airton Ortiz mostra as diferentes faces da cidade italiana em Roma. O novo livro apresenta curiosidades e detalhes da Cidade Eterna.
Na ocasião, o autor autografa também a nova edição do livro Expresso para a Índia, dentro da Coleção Jornalismo de Aventura da editora Benvirá.
Na mesma data, às 15h30, Ortiz faz a palestra “Aventuras pelo mundo – De Roma à Índia: relato ilustrado com fotos das viagens que deram origem aos livros Roma e Índia”, apresentando um audiovisual sobre as viagens que deram origem aos dois livros, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (2º andar – Andradas, 1085).
Nós, brasileiros, temos um pouquinho dos italianos, seja o gosto pela culinária ou os gestos expansivos na hora de conversar – falamos com as mãos, e com orgulho! Tudo isso é fruto da nossa colonização e da proximidade com essa cultura tão rica. Em Roma (Benvirá | 168 pp. | R$ 29,90), o jornalista Airton Ortiz, um dos grandes nomes do Jornalismo de Aventura, nos dá a oportunidade de conhecer um pouco mais a fundo a capital italiana, praticamente uma obra de arte a céu aberto, com seus prédios históricos, igrejas, praças e museus, nessa nova obra da série “Aventuras pelo mundo”.
Como de costume, além dos pontos mais conhecidos da cidade, Ortiz nos leva a lugares pouco frequentados pelos turistas e mostra as várias faces de Roma. Dividido em três partes, o livro começa apresentando a Roma dos Romanos – onde tudo começou -, e acompanhamos Ortiz em sua visita ao Coliseu, ao Panteão e à Bocca della Verità, onde reza a lenda que as pessoas que mentiam tinham a mão decepada pelo rosto de pedra. Depois nos aventuramos pela Roma dos Italianos, para conhecer a cidade moderna, viajar pelo Renascimento e apreciar bons vinhos. E, por fim, a Roma dos Papas, com o Vaticano e seus museus, a Basílica de São Pedro – com a famosa Pietà – e a Capela Sistina. Uma cidade, três mundos. “Seria preciso uma vida inteira para conhecer Roma. Mesmo assim, alguns locais ficariam de fora. Afinal, a cidade é eterna”, afirma o autor.
SOBRE O AUTOR: Com mais de vinte livros publicados – entre reportagens, crônicas e romances -, Airton Ortiz ganhou o Prêmio ARI de Jornalismo Cultural e foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Criador do gênero Jornalismo de Aventura, atualmente Ortiz dedica seu tempo a viajar pelo mundo em busca de histórias interessantes e personagens extraordinários. Pela Benvirá, publicou a série “Jornalismo de aventura”, e já conta com Pelos caminhos do Tibete e Expresso para a Índia. Sua série “Aventuras pelo mundo” conta com os títulos Atenas, Paris, Nova York, Londres, Havana e Roma.
Deixe um comentário