63ª Feira do Livro de Porto Alegre: queda de 14% nas vendas e aumento da participação em eventos

A Câmara Rio-Grandense do Livro divulgou no final de tarde deste domingo (19) o balanço de público e de vendas da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Foi registrada queda nas vendas de 14% em relação a 2016. Em dezenove dias, 1,4 milhão de pessoas frequentou o evento, segundo a Brigada Militar – mesmo número do ano passado. A divulgação aconteceu em coletiva de imprensa, apresentada pelo presidente Marco Cena, pela diretoria da CRL, pela coordenadora da Área Infantil e Juvenil e da Área Internacional, Sônia Zanchetta, e pela coordenadora da programação para público adulto, Jussara Rodrigues, no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega – Porto Alegre/RS).

Programação para público adulto

Com um enfoque aprofundado na diversidade étnica e de orientação sexual, a programação para público adulto promoveu um amplo exercício de empatia e convivência em 331 eventos para um público de 19.168 pessoas com 665 participantes (escritores, palestrantes, convidados e mediadores). Crescimento notável em relação ao ano passado, quando o público contemplado ficou um pouco acima de 17 mil pessoas.

Sessões de autógrafos

Foram realizadas 739 sessões de autógrafos, entre obras individuais e coletivas. A sessão de autógrafos mais concorrida foi a de Monja Coen, no dia 11 de novembro.

Oficinas

Foram realizadas 25 oficinas, para um público de 457 pessoas.

Países Nórdicos

A região homenageada contribuiu com uma delegação de 11 nomes da Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia, além de chefes de estado e embaixadores. Saiba mais: bit.ly/paisesnordicos.

Estrutura

A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre contou com 91 expositores na Área Geral, 13 na Área Infantil e Juvenil, 5 na Área Internacional – além do estande da região homenageada, formada pelos Países Nórdicos. O evento teve uma área total de 7 mil metros quadrados, sendo 5 mil metros quadrados de área coberta.

Balcão de Informações

Foram realizados em torno de 20.500 atendimentos ao público pelo Balcão de Informações da Feira nos 19 dias de evento.

Área Infantil e Juvenil

Participaram dos encontros com autores, na Feira, 331 turmas de escolas de 23 municípios gaúchos e dois de Santa Catarina, com um total de 9.015 alunos, sem contar o público espontâneo. Entretanto, muitos professores deixaram de agendar suas turmas em função das greves da Rede Estadual de Ensino e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, enquanto outros, que as haviam agendado ainda no mês de agosto, cancelaram sua visita à Feira porque suas escolas aderiram às greves posteriormente. Contribuiu, ainda, para a queda de 22% registrada na participação de alunos nos encontros com autores (foram 11.589 em 2016), o fato de a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre ter diminuído a verba repassada às escolas municipais, para custear a visitação escolar à Feira.

Foram realizadas 631 atividades para público infantil e juvenil; incluindo 62 encontros com autores; 185 sessões de contação de histórias; 32 sessões de autógrafos e apresentações artísticas de escolas; 54 mesas-redondas, saraus, oficinas e atividades promovidas por editoras e entidades parceiras, e muitas outras.

Tecnologia

A 63ª Feira do Livro foi notadamente marcada pela tecnologia. O Game da Feira, desenvolvido sobre a plataforma da empresa finlandesa Seppo, registrou 200 participantes entre os dias 1º e 18 de novembro; foram premiados com livros o primeiro, segundo e terceiro lugares. O Espaço do Conhecimento Petrobras realizou 63 atividades relacionadas às novas tecnologias, desde debates sobre ciberfeminismo até apresentação de robótica. O Tour Virtual em 360º foi produzido pela empresa Acena360 e permite uma imersão total por entre as bancas de livros e espaços de eventos. O vídeo tem duração de 10 minutos e segue disponível no link http://bit.ly/2AUAQd7.