• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

63ª Feira do Livro de Porto Alegre: Montagem da Feira movimenta o Centro da Cidade

outubro 10, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

Quem passeia pelo Centro de Porto Alegre já percebe as primeiras estruturas metálicas sendo instaladas na Praça da Alfândega misturando-se com a tradicional paisagem. Trata-se do início da montagem da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, que neste ano ocorre de 1º a 19 de novembro. Segundo Eduardo Bergallo, engenheiro responsável pela infraestrutura do evento literário, nesta semana em torno de 20 pessoas trabalham na produção. “Esse número cresce a partir da terceira semana, e estima-se cerca de 500 pessoas trabalhando nos últimos dias”, diz. A montagem começou a ser realizada no dia 4 de outubro.

Foto: Rafael Gloria

Entre as principais mudanças para a edição de 2017 estão a praça de alimentação, que passou a ser instalada na Avenida Sepúlveda ao lado do Margs, e o Teatro Carlos Urbim, que agora está localizado ao lado do Memorial do Rio Grande do Sul. “Como neste ano trouxemos toda a Feira para dentro da Praça, tivemos que fazer alguns ajustes no layout. Teremos também duas Praças de Autógrafos, uma em frente da outra e a volta de um trecho da Rua da Praia em frente às obras do Centro Cultural da Caixa”, explica Bergallo. A área total da Feira este ano é de 7 mil m², sendo 5 mil m² de área coberta.

Por se realizar em uma praça central em que o piso de pedras portuguesas é tombado pelo Patrimônio Histórico e há grande circulação de pessoas, os cuidados são redobrados. Por exemplo, não é permitida a circulação de qualquer tipo de veículo no interior da Praça. “Não se pode apoiar ou danificar os equipamentos da Praça, como bancos, postes, cercas, lixeiras e canteiros. Há penalizações previstas no regulamento da Feira para quem infringir estas regras”, afirma Bergallo. Há 13 anos a Feira possui Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPPCI).

As montagens de infraestrutura geralmente se encerram um dia antes do começo da Feira. Alguns estandes de patrocinadores e barracas de venda de livro costumam terminar no dia da abertura.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

A 63ª edição ocorre de 1º a 19 de novembro de 2017 e, entre os destaques da programação, estão Conceição Evaristo, Otavio Jr., Daniel Munduruku, Sergio Vaz, Ondjaki, Ricardo Araújo Pereira, Rosana Rios e Manuel Filho, entre dezenas de outros convidados, além de uma delegação de doze autores dos países nórdicos, região homenageada pelo evento. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro

A Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.

Arquivado em: Livros

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login