Constituição do Grupo de Trabalho (GT) que irá organizar o evento e nova reunião com o Secretário Municipal de Cultura foram os encaminhamentos da reunião realizada nesta terça-feira (18) entre livreiros e livreiras, Clube dos Editores, Câmara Rio-Grandense do Livro e vereadora Sofia Cavedon (PT), que teve a iniciativa de propor a realização do 1º Festival de Livrarias de Porto Alegre.
No encontro, Sofia relatou a reunião com o secretário de Cultura, Luciano Alabarse, que acolheu a ideia do Festival das Livrarias e propôs incluí-la no Festival de Inverno deste ano, destaca a vereadora. Ficou definida nova reunião na Secretaria de Cultura, com data a ser definida, entre o GT e o Coordenador do Livro e Literatura da SMC, Sergius Gonzaga, para dar continuidade a inclusão do evento no Festival de Inverno.
A vereadora lembra que emenda de sua autoria foi aprovada, no valor de R$ 20 mil, para a realização do evento, no Orçamento 2017 da Prefeitura.
GT
O Grupo de Trabalho (GT) formado é composto por Carmen Menezes, da Traça Livraria; Ederson Lopes e André Ghunter, da Livraria Taverna; Clô Barcellos, da Libretos e Clube dos Editores; e Jussara Rodrigues, da Câmara Rio-Grandense do Livro.
Proposta
Na reunião também foi formato o pré-projeto do 1º Festival das Livrarias de PoA
Conceito:
A ideia surgiu a partir da possibilidade do compartilhamento dos espaços das pequenas livrarias de bairros. Afastadas dos centros comerciais e shoppings – do consumo em massa e do atendimento despersonalizado – essas livrarias se configuram como espaços de aquisição dos livros como objetos e também como elementos culturais e afetivos. O atendimento pessoal, a abertura de diálogo entre livreiro e leitor, o espaço de afetividade que uma pequena livraria se torna é o que aqui importa. Diferentes leitores tanto em gostos pessoais como em faixas etárias e gêneros são frequentadores das livrarias que compõem esse mapa literário de Porto Alegre.
A revitalização da relação livreiro-leitor, a proximidade entre esses ambientes, diferentes e diversos, mas que são elementos importantes na cultura literária de Porto Alegre é a ideia inicial que fomenta esse projeto.
Propondo atividades que contemplem os referidos espaços, procura-se a integração sujeito – cultura e a manutenção da identidade das livrarias e de seus frequentadores.
Objetivos:
– Oportunizar aos leitores e leitoras o conhecimento das livrarias do seu bairro;
– Dar visibilidade e valorizar as livrarias da cidade;
– Promover a integração entre os leitores e esses espaços;
– Evidenciar esses ambientes como lugares de fomento cultural e humanístico;
– Fomentar a cadeia produtiva do Livro em Porto Alegre;
– Oportunizar a participação coletiva dos livreiros nas políticas de fomento ao livro e à leitura.
Evento:
Cronograma de saraus, lançamento de livros, vitrines temáticas, exposições, rodas de conversas nos espaços das livrarias ou em espaços parceiros.
Período: julho de 2017
Participantes: livrarias de bairro, por adesão.
Apoiadores: Câmara Rio-Grandense do Livro e Clube dos Editores do RS
Deixe um comentário