Santa Maria e Silveira Martins recebem mais de 90 artistas no 5º Encontro de Palhaços da Coxilha
Evento chega à quinta edição com 37 atividades gratuitas em praças, escolas e teatros
Em dezembro, palhaços e palhaças tomarão conta das ruas, escolas e teatros de Santa Maria e Silveira Martins. Estes nobres artistas, especialistas em fazer rir dos mais novos aos mais velhos, estão na diversa programação do 5º Encontro de Palhaços da Coxilha, que acontece de 4 a 17 de dezembro nos dois municípios da região central do Estado. No total, 11 companhias e 90 artistas estão envolvidos no evento.
Com mais de 30 atividades descentralizadas e gratuitas, entre espetáculos, oficinas, mesas redondas, conferências e laboratórios de intercâmbio cultural, o Encontro de Palhaços da Coxilha tem como ponto forte a democratização do acesso à arte. Diversos locais receberão apresentações e atividades formativas, contemplando o público dos centros urbanos das duas cidades, mas também moradores de bairros mais afastados, com pouco acesso a atividades culturais.
A abertura ocorre no dia 4 de dezembro, às 14h, no Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria, com a Conferência Circo, Teatro e Cinema, com Raquel Guerra e Daniel Plá. Entre os espetáculos programados para Santa Maria, destacam-se os números Showtime, da Cia Sorriso com Arte, e Para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve, do Grupo Clowncando, no dia 6 de dezembro, no Shopping Praça Nova, e La Perseguida, do Teatro VagaMundo, no dia 15, no Espaço Cultural Victorio Faccin. No dia 12 de dezembro, interessados nas diferentes modalidades circenses, como perna de pau, trapézio, lira, entre outros, podem conferir o número Varietê, do Ateliê do Comediante, na Casa Círculo.
Em Silveira Martins, a praça Giuseppe Garibaldi recebe a intervenção Penumbras, do Saca-Rolhas Teatro & Cia, e Circo Espelunca, do VagaMundo, às 16h e 17h do dia 10 de dezembro. Para as crianças, os espetáculos A Graça da Garça sem Graça, do Teatro VagaMundo, e Poema Ema, do Ateliê do Comediante, prometem muitos risos nos dias 12 e 13, no Teatro Caixa Preta da UFSM.
Para além dos números e espetáculos, entre as atividades do Encontro de Palhaços da Coxilha estão programadas oficinas como Introdução à Palhaçaria e à Perna de Pau, Oficina de Circo e Malabares, e o laboratório Química do Humor. Compõem ainda a programação duas sessões de cinema, com O Circo Passou, dirigido por Raquel Guerra, e Nas Margens do Riso: Quilombos de alegria e luta, dirigido por Daniel Lucas e Pedro Krum, do Teatro VagaMundo.
Seguindo os critérios de regionalização estabelecidos pelo edital do Pro Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura, o Encontro de Palhaços da Coxilha deste ano tem como foco a valorização dos palhaços e palhaças de Santa Maria, levando ao público da região uma ampla programação com os mais talentosos praticantes da arte da palhaçaria da cidade. Para mais informações, acesse a página do Encontro de Palhaços da Coxilha no facebook. A programação completa será divulgada em breve.
Com realização do Teatro VagaMundo, esta edição do encontro conta com o financiamento do Pro Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura e Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, além do apoio da Universidade Federal de Santa Maria e das colaborações da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Prefeitura Municipal de Silveira Martins, Casa Círculo e Ponto Gráfico.