Grupo Girassol apresenta dia 14 ‘Saco de Farinha’, na Travessa dos Cataventos

O Cirquintana recebe nesta terça-feira (14) o número “Saco de Circo Improvável”, do Circo Girassol. A apresentação gratuita ocorre às 12h30, na Travessa dos Cataventos, da Casa de Cultura Mario Quintana.

FOTO: Adriana Marchiori

Com direção de Dilmar Messias, “Saco de Farinha” é uma pantomima lírica e cômica, em que a palhaça Farinha desvenda os mistérios que estão dentro de um saco. O número faz parte do espetáculo “Brinco de Princesa”, um solo da atriz Débora Rodrigues, estreado em 2015.

Circo Girassol 
Criado em 1999, o Circo Girassol é fruto da obstinação de Dilmar. Em maio de 2000 estrearam “Pão & Circo”, o primeiro espetáculo que incorporou a linguagem do chamado novo circo. Estava assim materializado um sonho acalentado desde o início da década de 70, quando o Grupo itinerava pelo interior gaúcho levando suas personagens coloridas com histórias líricas e fraternas e uma boa dose de crítica social.

Além de produzir onze espetáculos e percorrer mais de 100 cidades do Rio Grande do Sul, Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Curitiba e Distrito Federal, o Circo Girassol desenvolve atividades de ensino das técnicas circenses por meio de cursos e oficinas. Em 2004 iniciou o projeto social O Circo é Nosso, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, ensinando acrobacias de solo, dança, teatro, malabares, equilíbrio em arame, pernas de pau, trapézio e tecido. Mantém ainda o projeto Circo Para Todos, fazendo apresentações gratuitas ou a preços populares.

Cirquintana
Idealizado pelo diretor da CCMQ, Jessé Oliveira, o Cirquintana tem a curadoria do artista circense Gabriel Martins. O objetivo é difundir e fomentar a produção circense no Rio Grande do Sul e reforçar o compromisso do centro cultural com a pluralidade de linguagens artísticas.

SERVIÇO
Projeto Cirquintana | “Saco de Farinha” | Grupo Girassol.
Quando: 14 de novembro | Terça-feira.
Hora: 12h30.
Local: Travessa dos Cataventos (Rua dos Andradas, 736).
Entrada gratuita.