Chapéu Acústico tem versão infantil com ‘Pitocando’

Musical tem apresentação no dia 29/10, na Biblioteca Pública do Estado, com entrada gratuita ou contribuição espontânea

Foto: Mari Ramos

Chapeuzinho Acústico é a versão infantil do projeto Chapéu Acústico que ocorre no mês das crianças, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), a partir das 17h do dia 29 de outubro (domingo), com entrada franca ou contribuição espontânea. Com 45min de duração e voltado a crianças de até 8 anos e toda sua família, o espetáculo tem direção geral de Cláudia Braga, que assina a concepção, direção musical e arranjos com Nise Franklin. A dupla toca e canta, ao lado de Ursula Collischonn.

Produzido pela Casa Elétrica, o trabalho musical infantil celebra 10 anos de trajetória com mais de 20 mil espectadores, 25 cidades visitadas, 14 temporadas, um CD, uma indicação ao Açorianos de Música e um livro, que será lançado em 2018. Sensível e lúdico, consiste em uma combinação de sons, brincadeiras e cores que a criançada e as famílias tem aplaudido e repetido. No palco, o resgate de canções, lendas e ditos. São 16 músicas pinçadas do rico repertório folclórico, 9 composições que costuram esse passeio musical, 3 lindas vozes e 40 instrumentos de origens variadas (indiana, indígena, africana e portuguesa), dividindo espaço com materiais musicais alternativos (vidrofone, megafone e apito de PET, celofanes, jornal). Flautas costuram “Bambalalão” à textura instrumental da tambura com o vidrofone. Caxixis embalam o metalofone em “Saci”. E a platéia é convidada a participar com a trupe, tocando clavas coloridas, caxixis, cantando, brincando de adivinhas e se remexendo.

Chapéu Acústico

Idealizado pelo fotógrafo e produtor Marcos Monteiro, o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco da BPE – instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel) – com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas destes profissionais, dispostos a movimentar a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação.

Ficha técnica

Concepção, direção musical e arranjos: Cláudia Braga e Nise Franklin

Direção geral: Cláudia Braga

Elenco: Cláudia Braga, Nise Franklin e Ursula Collischonn

Músicas e letras: Folclore brasileiro, Carolina Zanatta, Cláudia Braga, Luciano Zanatta, Mauren Veras e Nise Franklin

Cenário: Zoé Degani

Produção e realização: Casa Elétrica Produções

Serviço:
Dia: 29 de outubro de 2017 (domingo).
Hora: 17h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190)
Contribuição espontânea.