Festival Infantojuvenil de Cinema de Porto Alegre começa no dia 16 de outubro e apresenta filmes do Brasil, Alemanha, França, Bélgica e Estados Unidos, sessão comentada com Claudio Levitan e programa especial de curtas nacionais
De 16 a 20 de outubro acontece, em Porto Alegre/RS, a quarta edição do Cine Caramelo – Festival Infantojuvenil de Cinema, que traz diversão e promove a reflexão sobre temas da infância e da juventude por meio de uma seleção de filmes de curta e longa metragem de alta qualidade. O festival acontece na Sala Redenção, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e conta com uma intensa programação gratuita para crianças, jovens e adultos, com exibições de filmes e uma sessão comentada especial.
A edição 2017 do Cine Caramelo aborda as mudanças e transformações da vida de crianças e jovens, seja através de ritos de passagem ou de desafiadoras jornadas de superação e amadurecimento. Premiados filmes de longa-metragem do Brasil, Alemanha, França, Bélgica e Estados Unidos estão na programação infantil. Entre os títulos, está Festa no Céu, de Jorge R. Gutierrez, produzido por Guillerme del Toro, que oferece um espetáculo visual de cores e luzes ao retratar os ritos referentes à celebração do dia dos mortos – evento tradicional e festivo da cultura mexicana. Neste contexto, está um jovem dividido entre cumprir as expectativas da família ou seguir seu coração. Antes de escolher um caminho, ele percorre o mundo dos Vivos, dos Esquecidos e o dos Lembrados.
Um programa especial de curtas destaca a recente e excelente produção nacional, como a animação Caminho dos Gigantes, exibido este ano no 45º Festival de Gramado após uma carreira internacional reconhecida em festivais como Annecy, Clermont-Ferrand, Tolouse, Oberhausen, Biarritz, Chicago Children’s Film Festival, entre outros. O filme narra a história de uma menina indígena de seis anos que desafia seu destino para entender os ciclos da vida.
A programação juvenil traz, entre outros filmes, o primoroso anime O Serviço de Entregas da Kiki, do mestre Hayao Miyazaki, que apresenta mais uma das suas adoráveis e valentes protagonistas, neste caso a jovem aprendiz de bruxa Kiki que, aos treze anos, passa pelo desafio de enfrentar sua insegurança e seus medos para poder aprimorar seus poderes.
Outro filme de destaque é o documentário em média metragem Pense Grande, que mostra histórias inspiradoras de jovens que estão usando seu potencial e talento para transformar suas vidas e as comunidades onde vivem.
Filmes de ficção e documentários compõem a programação para adultos como o “épico” Boyhood – da infância à juventude, de Richard Linklater. Realizado ao longo de doze anos, o filme percorre a vida de um garoto e analisa seu relacionamento com os pais, suas descobertas, experiências e seus conflitos. Entre os documentários, está o curta Meninos e Reis, de Gabriela Romeu e o média Terreiros do Brincar, de David Reeks e Renata Meirelles, que compõem um programa único, apresentando o sensível trabalho de dois projetos que se dedicam a registrar o imaginário de crianças brasileiras – através dos projetos Infâncias e Território do Brincar, respectivamente. O documentário Nunca me Sonharam, de Cacau Rhoden, que tem cenas e depoimentos coletados em Porto Alegre, faz uma profunda reflexão sobre o ensino médio nas escolas públicas do Brasil, questionando o quão atenta está a nossa sociedade quanto à qualidade da educação oferecida aos jovens na fase mais delicada e transformadora de suas vidas, além de revelar a beleza e o valor intrínsecos da educação.
A sessão comentada desta edição do Cine Caramelo será após a exibição do premiado filme A Família Dionti, de Alan Minas. Produzido com o suporte do Latin American Fund, do Tribeca Film Institute, recebeu os prêmios de melhor filme do júri popular no 48° Festival de Cinema de Brasília, melhor roteiro no 10° Youngabout International Film Festival Bologna, melhor filme de público no 7° Festin em Lisboa e melhor ator infantil no 16° San Diego International Kids Film Festival, entre outros. O filme, considerado pela crítica como um dos mais criativos do cinema brasileiro contemporâneo, encanta ao retratar o tema do primeiro amor através de uma atmosfera de realismo fantástico e da história de um jovem de 13 anos que se apaixona por uma garota de circo e, literalmente, se derrete por amor. Após a sessão, o escritor, músico e diretor de teatro Claudio Levitan, autor de obras como O porão misterioso, Porto Alegre das crianças perdidas, Opereta Pé-de-Pilão e Minha longa milonga, estará conversando com a platéia sobre o filme e seus poéticos e inventivos trabalhos na literatura, na música e no teatro.
Antecedendo a mostra de filmes, o Cine Caramelo realizou uma Feira de Troca de Brinquedos, que aconteceu dia 07 de outubro, junto à Feira dos Agricultores Ecologistas – FAE, com o objetivo de criar um espaço de diversão e convivência para as crianças e incentivar a reflexão sobre consumo consciente e sustentabilidade.
Com curadoria de Andreia Vigo, o Cine Caramelo está sendo realizado em parceria com o Sistema Fecomércio/SESC-RS, Sala Redenção – Cinema Universitário (UFRGS), Feira dos Agricultores Ecologistas – FAE, VIDEOCAMP e Pulo do Gato Espaço de Brincar.
Serviço
4º Cine Caramelo
Mostra de filmes: 16 a 20 de outubro de 2017
Local: Sala Redenção – UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Eng. Luiz Englert, s/n – Campus Central | Porto Alegre
Entrada Franca
Programação
Sinopses: https://www.cinecaramelo.com.br/programacao
16 de outubro | segunda
Sala Redenção
14h15 – CAVALEIRO FERRUGEM
16h – O SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI
19h – CASA GRANDE
17 de outubro | terça
Sala Redenção
14h15 – O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES
16h – PENSE GRANDE + UMA ESCOLHA
19h – MÃE SÓ HÁ UMA
18 de outubro | quarta
Sala Redenção
14h15 – FESTA NO CÉU
16h – MENINOS E REIS + TERREIROS DO BRINCAR
19h – A FAMÍLIA DIONTI + Sessão comentada com o Claudio Levitan
19 de outubro | quinta
Sala Redenção
14h15 – PROGRAMA DE CURTAS
16h – BOYHOOD – DA INFÂNCIA À JUVENTUDE
19h – NUNCA ME SONHARAM
20 de outubro | sexta
Sala Redenção
14h15 – YELLOWBIRD – O PEQUENO HERÓI
16h – ABRIL E O MUNDO EXTRAORDINÁRIO
19h – ELES VOLTAM
Deixe um comentário