Contrabaixista italiano Alberto Bocini realiza masterclass e recital no Instituto de Artes da UFRGS nos dias 16 e 17 de setembro
O recital tem entrada franca. Inscrições para a masterclass já estão abertas.
Recital
Data e horário: 17 de setembro, domingo, às 11h
Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Masterclass
Inscrições: abertas até às 12h do dia 14 de setembro, quinta-feira
Realização das inscrições: pelo site https://www.ufrgs.br/instituto
Data e horário de realização da masterclass: 16 de setembro, sábado, das 10 às 12h e das 14 às 16h
Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Taxa: R$50,00 (cinquenta reais) — valor único, que garante certificado de participação emitido pela UFRGS
Nos dias 16 e 17 de setembro, sábado e domingo, acontecem no Instituto de Artes da UFRGS duas atividades com o contrabaixista italiano Alberto Bocini. Coordenadas por Alexandre Ritter, professor do Departamento de Música do IA/UFRGS, a masterclass e o recital gratuito com Alberto Bocini são uma realização da UFRGS em parceria com a OSPA.
Inscrições para a masterclass já estão abertas e podem ser realizadas até às 12h do dia 14 de setembro pelo site do Programa de Extensão em Música do IA/UFRGS (ver link acima). A atividade tem como objetivo oferecer aos participantes o aprofundamento nas técnicas interpretativas do repertório instrumental do contrabaixo acústico para o aprimoramento da performance musical.
O recital do dia 17 de setembro, domingo, é gratuito e acontece às 11h. Participa da apresentação o pianista André Carrara. No programa do recital, obras de Giovanni Bottesini (1821–1889) e do próprio Alberto Bocini.
Instrumentista de renome internacional, Alberto Bocini vem a Porto Alegre para participar de um concerto com a OSPA no dia 19 de setembro, às 20h30, no Theatro São Pedro. Nascido na cidade de Prato, Itália, Bocini terminou seus estudos em 1984 no Conservatório “L. Cherubini” em Florença, sob a direção do professor Alfredo Brandi. Mais tarde, ele passou por vários cursos avançados: “Curso para qualificação profissional em orquestra” na Escola de Música de Fiesole (1985 e 1986), “Curso Avançado da Academia de Música Chigiana”, pelo qual ele recebeu dois diplomas de mérito e uma bolsa de estudos (1989, 1990 e 1992), “Curso Avançado para o domínio instrumental” na Organização Walter Stauffer em Cremona (1985 até 1989). Todos os cursos acima mencionados foram realizados sob a direção do Professor Franco Petracchi.
Bocini trabalhou por quinze anos com o maestro Zubin Mehta, na condição de Chefe de Naipe da Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino, que se apresenta na famosa Ópera de Florença. O músico foi o principal contrabaixista de orquestras importantes como a do Teatro Scala de Milão e da Orquestra Sinfônica de Londres. Como solista, Bociniapresentou-se por toda a Europa e pelos Estados Unidos, Canadá, Japão e América do Sul.Bocini realizou gravações para os selo Nippon/DENON e para o selo italiano NBB Records, dedicado exclusivamente ao contrabaixo acústico. O contrabaixista participou, em 2004, do CD After Genesis – The Cryme Of Selling Lambs, que adaptou a música do grupo progressivo inglês ao idioma erudito.
Alberto Bocini é membro fundador do quarteto de contrabaixos The Bass Gang, cujo trabalho é marcado pela irreverência e pelo ecletismo musical. The Bass Gang publicou dois CDs: Evasions & Fugues, de 2003, que inclui adaptações de canções populares como “Misirlou”, tema instrumental que ganhou notoriedade por integrar a trilha do filme Pulp Fiction, e “A Whiter Shade of Pale”, e La Contrabbassata, disco ao vivo de 2005 que inclui versões do quarteto de contrabaixos para clássicos do rock como “Jump”, do grupo Van Halen, e “My Sharona”, da banda The Knack.
Além de suas atividades como músico, Alberto Bocini atua desde 2009 como professor no Conservatório de Genebra, Suíça.
Programa do recital de Alberto Bocini no IA/UFRGS:
G. Bottesini — Grande Allegro “ alla Mendelssohn”
G. Bottesini — Fantasia su “la Sonnambula”
G. Bottesini — Elegia in Re
G. Bottesini — Tarantella
A. Bocini — Ballad no. 1
A. Bocini — Ballad no. 3
G. Bottesini/A.Bocini — Tema e variazioni su “Nel cor più non mi sento”