Série Recitais na Biblioteca destaca repertório para cordas, oboé e clarinete

Estudantes avançados da Escola de Música da Ospa interpretam obras de Bach a Pixinguinha em recital gratuito na Biblioteca Pública do Estado. É no dia 29 de novembro, quarta-feira, às 19h.

Foto: Mariana Sirena

A Série Recitais na Biblioteca, parceria entre a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Biblioteca Pública do Estado do RS, ganha sequência nesta quarta-feira, 29 de novembro. Estudantes avançados de violino, violoncelo, oboé e clarinete da Escola da Ospa se apresentam, a partir das 19h, no Salão Mourisco da Biblioteca. O programa inclui a um arranjo inédito de alunos de clarinete e oboé para “Naquele Tempo”, de Pixinguinha. A entrada é franca.

Obras de compositores como Bach, Rieding e Schumann ganharão vida pelas mãos de Dhouglas Umabel (violino), Thais Almeida Rodrigues (violino), Ricardo Cruz (violoncelo), Raquel Flores (violoncelo), Gabriela Calíope (violoncelo), Luísa Schmitz de Castro (clarinete), Matheus Colares (oboé), João Pedro Schwingel (oboé), Guilherme Mallmann (clarinete) e Diogo Viegas (clarinete). O pianista e professor da Ospa André Carrara fará o acompanhamento das performances.

A série de apresentações tem o objetivo de mostrar ao público o trabalho de estudantes e professores da Escola da Ospa, ocupando com música o tradicional espaço do centro de Porto Alegre.

A Biblioteca Pública fica na Rua Riachuelo, 1190. Mais informações pelo telefone (51)3228-6737 ou por email escolademusica.ospa@gmail.com

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos por Arthur Barbosa, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o “Escola da Ospa na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças.

Série Recitais na Biblioteca

Quando: Dia 29 de novembro, quarta-feira, às 19h
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul
(Rua Riachuelo, 1190, Centro, Porto Alegre-RS)

PROGRAMA
Johann Sebastian Bach: Sonata n.1 em Sol menor por Dhouglas Umabel (violino)
Oskar Rieding: Concerto para violino e orquestra n°. 2 op. 35 por Thais Almeida Rodrigues (violino)
Robert Schumann: Três Romances op. 94 por Guilherme Mallmann (clarinete)
Paul Hindemith: Sonata para Clarinete e Piano por Diogo Viegas (clarinete)
Jean-Baptiste Breval: II Concerto para Violoncelo por Ricardo Cruz (violoncelo)
Bernhard Romberg: II Sonata Op. 43 por Raquel Flores (violoncelo)
William Henry Squire: Tarantella Op. 23 por Gabriela Calíope (violoncelo)
Pixinguinha: Naquele tempo (Arranjo próprio do trio) por LUZMAJOR TRIO, formado por Luísa Schmitz de Castro (clarinete), Matheus Colares (oboé) e João Pedro Schwingel (oboé)

Acompanhamento: André Carrara (piano)