Seminário O Divã e a Tela – ‘Dr. Fantástico’, de Stanley Kubrick

Em tempos de Guerra Fria, em que os presidentes dos Estados Unidos e da União Soviética ameaçavam a paz do planeta com a possibilidade de eclosão de uma Terceira Guerra Mundial, o diretor Stanley Kubrick ousou filmar Dr. Fantástico. Irônico, sarcástico e extremamente engraçado, o filme desta edição do seminário O Divã e a Tela é considerado uma das melhores comédias de todos os tempos.

Tudo tem início com um general americano que acredita que os soviéticos estão contaminando os reservatórios de água dos Estados Unidos. Delirante e disposto a frear o avanço dos “vermelhos”, decide, por conta própria, acionar um ataque anticomunista e começar uma guerra contra os “vermelhos”. Sua primeira decisão é interromper as comunicações. Como ele é o único que conhece os códigos para segurar as bombas, que estão sendo enviadas por aviões rumo ao território da União Soviética, a situação vai ficando cada vez mais difícil. Obcecado pela ideia, não desiste e segue em busca de seu objetivo que poderia dar início à Terceira Guerra Mundial. Até que a notícia chega ao presidente Muffley (EUA), que convoca assessores e até mesmo o embaixador russo para encontrar uma solução para o impasse.

O ator Peter Sellers se revesa entre três personagens: Capitão Lionel Mandrake, o Presidente Merkin Muffley e o ex-nazista Dr. Strangelove, revelando e enganando o público com suas contidas e exacerbadas performances. O mais caricato deles é o Dr. Strangelove, um estranho cientista alemão, possuidor de uma mão biônica, que mesmo contra sua vontade, insiste em repetir a saudação nazista. Dr. Fantástico percorre diferentes caminhos, pois além de se constituir em um libelo contra a guerra, reflete sobre a sexualidade masculina e sobre a relação homem/máquina.

O Divã e a Tela está em seu 14º ano com uma programação mensal que, ao longo do ano, ainda irá apresentar obras de Fernando Coimbra, Orson Welles, Werner Fassbinder e Federico Fellini. As projeções e os debates acontecem sempre nas sextas-feiras, às 19h. O seminário promove a troca de ideias entre os amantes do cinema e das artes, com a coordenação dos psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Enéas de Souza, co-autores do livro O Divã e a Tela – Psicanálise – Olhar – Filmes (Editora Artes e Ofícios).

Próximas atrações
18 de agosto – O lobo atrás da porta. Direção de Fernando Coimbra (2014)
15 de setembro – O processo. Direção de Orson Welles (1962)
27 de outubro – Lili Marlene. Direção de Werner Fassbinder (1961)
17 de novembro – La Nave Va. Direção de Federico Fellini (1983)