Seminário O Divã e a Tela – “Tango”, de Carlos Saura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Data: 19 de agosto (sexta-feira), a partir das 19h
Local: Sede da APPOA (Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Enéas de Souza e Robson Pereira
Convidada: Angela Lângaro Becker, psicanalista, doutora em Psicanálise e Dança

ENTRADA FRANCA

O cinema, a música e a dança, grandes paixões do diretor espanhol Carlos Saura, estão reunidos em Tango. A atração do seminário O Divã e a Tela deste mês tem suas locações em Buenos Aires, onde o diretor Mario (Miguel Angel Sola), vivendo um processo de separação conjugal, mergulha na realização de um filme. As luzes, as cores, e as sombras do cenário cinematográfico destacam a beleza dos movimentos dos bailarinos e acontecimentos da vida pessoal de Mario. Iluminam igualmente cenas de sua infância, a convivência com os atores-bailarinos, o período da repressão militar e a chegada dos imigrantes europeus na Argentina. A convidada desta noite é a psicanalista Angela Lângaro Becker, doutora em Psicanálise e Dança pela Universidade Paris XXIII.
Durante seu processo criativo, Mario é convencido pelo principal investidor do filme Angelo (Juan Luis Galhardo), a fazer um teste com uma jovem bailarina, sua amante. O que ocorre a seguir é o início de um romance entre Elena Flores (Mia Maestro) e Mario. As belíssimas cenas são pontuadas pela trilha sonora que traz clássicos do tango e da milonga, além de composições de Lalo Schifrin. Conhecido como o “mago da luz”, o italiano Vittorio Storaro, antigo colaborador de Francis Ford Coppola e Bernardo Bertolucci, é o diretor de fotografia. Tango conta ainda com a participação especial do bailarino argentino Julio Bocca (cena .Preto e Branco).
Em seu 13º ano o seminário O Divã e a Tela, programação mensal da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), privilegia produções voltadas para a arquitetura e urbanismo, música, literatura, dança, artes plásticas e teatro. Os filmes selecionados compõem uma rede de criações onde a psicanálise se faz presente ao promover a troca de ideias entre aqueles que gostam de cinema e das artes. A coordenação é dos psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Enéas de Souza, co-autores do livro O Divã e a Tela – Psicanálise – Olhar – Filmes (Editora Artes e Ofícios).

Próximas atrações
23 de setembro – Artes Plásticas
Filme: A caverna dos sonhos perdidos, de Werner Herzog
Convidado: Jailton Moreira

14 de outubro – Teatro
Filme: Trono Manchado de Sangue, de Akira Kurosawa
Convidado: Lawrence Flores Pereira