No dia 30 de maio, terça, o Instituto de Artes da UFRGS recebe o pianista norte-americano David Korevaar, que realizará recital gratuito. No programa do recital, obras de Ludwig van Beethoven, Lowell Liebermann, Luigi Perrachio e Johannes Brahms.
O pianista David Korevaar realizou sua carreira acadêmica na Juilliard School de Nova Iorque, onde estudou com Earl Wild. Estudou também com Paul Doguereau, Egon Petri e Abbey Simon. Possui um repertório variado e extenso, que inclui obras de compositores vivos e sua própria música. Com equilíbrio e sucesso, mantém-se ativo em sua carreira artística como pianista, solista e camerista ao mesmo tempo em que se dedica ao ensino como professor de piano na Universidade de Colorado — Boulder.
Korevaar toca frequentemente nos EUA, na Austrália, no Japão, na Coréia, em Abu Dhabi e por toda a Europa. O pianista é membro do Boulder Piano Quartet, grupo residente da Boulder Public Library, e do Clavier Trio, grupo residente da Universidade do Texas, em Dallas. Korevaar toca também como artista convidado de outros quartetos como o Takács e o Colorado Quartet.
Em 2013, David Korevaar lançou sua gravação da integral das Partitas de Bach (MSR Classics). Dentre suas inúmeras gravações, destacam-se os dois volumes do Cravo Bem Temperado de Bach (Musicians Showcase), as Variações Goldberg de Bach (Ivory Classics), as Sonatas para piano e violino de Beethoven, com Edward Dusinberre (Decca), a integral das sonatas para instrumentos de sopro de Paul Hindemith (Kleos), os quintetos e a música para piano em dois volumes de Lowell Liebermann (Koch), as Sonatas n° 28, 16 e 32 de Beethoven (Ivory Classics), obras de Couperin, Ravel, Chopin e transcrições (suas e de Liszt) da música orquestral de Franz Liszt.
Korevaar toca, grava e realiza estreias de música de compositores contemporâneos como David Carlson, Robert Xavier Rodriguez, Paul Schoenfield, Mike Barnett, Aaron Jay Kernis, George Rochberg, Aaron Copland, Ned Rorem, Stephen Jaffe, Scott Eyerly e Libby Larson.
Com Tim Smith (professor da Northern Arizona University), Koreavaar foi coautor de um projeto de exploração das fugas do Cravo Bem Temperado de Bach na internet, criando um site que inclui ensaios analíticos com animações, artigos sobre performance e gravações dessas fugas. O site recebeu o prêmio “Editors Choice Award de MERLOT (Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching)”. Mais recentemente, o pianista também colaborou com Smith em uma exploração das Variações Goldberg de Bach.
Em 2017, David Korevaar recebeu o prêmio “Distinguished Research Lecture”, honra máxima conferida a professores da University of Colorado — Boulder.
Evento: Recital do pianista norte-americano David Korevaar
Coordenação: professora Cristina Capparelli
Data e horário: 30 de maio, terça-feira, às 19h
Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)
Entrada franca
Deixe um comentário