Recital com Cristina Capparelli e Fredi Gerling acontece no dia 31 de março

Foto: Marilene Maran
Foto: Marilene Maran

Recital com Cristina Capparelli (piano) e Fredi Gerling (violino) acontece no dia 31 de março, quinta, às 20h, no Instituto de Artes da UFRGS. No programa, obras de Smetana, Prokofiev e Messiaen. Entrada franca.

Evento: Recital do Duo Capparelli-Gerling, com Cristina Capparelli (piano) e Fredi Gerling (violino)

Data e horário do recital: 31 de março, , quinta, às 20 horas

Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo) – Centro – Porto Alegre/RS)

Ingresso: Entrada franca

 Na próxima quinta-feira, dia 31 de março, acontece no Instituto de Artes da UFRGS o recital de Cristina Capparelli (piano) e Fredi Gerling (violino). Duo Capparelli-Gerling vai interpretar obras de Smetana, Prokofiev, Messiaen e Lekeu. A entrada para o recital é gratuita.

 Cristina Capparelli é professora titular do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Pianista com CDs gravados e intensa atividade artística, seus alunos têm recebido prêmios expressivos em concursos nacionais e internacionais. Em 2008, Cristina Capparelli foi convidada pela ABM (Rio de Janeiro) para participar da série Trajetórias e em 2009 gravou um CD para o selo Meridian (Inglaterra) com a violoncelista Tânia Lisboa, intitulado “The Brazilian Cello”. Em 2011 lançou o CD intitulado “Cristina Capparelli interpreta a obra para piano de Alda Oliveira e Jamary Oliveira”. Em 2014 concluiu o projeto de gravação das 8 Sonatinas e da Sonata de Camargo Guarnieri em parceria com seus colegas Catarina Domenici, André Loss e Ney Fialkow. Tendo desenvolvido um trabalho extenso com o repertorio latino-americano e reunido um vasto acervo de obras de compositores brasileiros e latino-americanos, Capparelli disponibiliza os resultados online para a comunidade acadêmica. Seus trabalhos investigativos recentes na área de musicologia cognitiva e do estudo da execução instrumental de alto nível têm sido aceitos nos principais congressos de área no país e no exterior. Como coordenadora de grupo de pesquisa, os resultados parciais podem ser obtidos no site: www.ufrgs.br/gppi No primeiro semestre de 2014 esteve em residência na Indiana University através do Center for Caribean and Latin American Studies e o Latin American Music Center, este último parte da Jacobs School of Music, com o apoio da Fulbright Commission que a apoiou pela terceira vez.

 A experiência de Fredi Gerling como camerista data dos anos 70, quando recebeu os títulos de Master of Music em Violino e Master of Music “with Honors” em pedagogia do violino no New England Conservatory in Boston, nos Estados Unidos. Em 1976, fixou residência em Porto Alegre e iniciou um trabalho de ensino de cordas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Este trabalho, sob os auspícios do projeto Espiral da Funarte/MINC, teve uma significativa repercussão na reativação do ensino de cordas, pois liderou a criação de orquestras de cordas que hoje conferem um cunho característico à vida cultural da cidade. Em 1980, retornou aos Estados Unidos e atuou como solista, camerista e professor em várias escolas e orquestras, destacando-se entre estas: Tufts University, New England Conservatory Preparatory School e Boston Concert Arts Orchestra. Em 1985, retornou ao Brasil e ingressou na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, onde atuou como spalla sob a direção do Maestro Eleazar de Carvalho, e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante este período foi professor convidado e/ou regente em festivais e cursos extraordinários em Belo Horizonte, Campos do Jordão, Curitiba, João Pessoa, Londrina, Montenegro, Novo Hamburgo, Brasília e Uberlândia. Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro de 1989 a 1995 tendo liderado o grupo em três turnês internacionais e gravado dois CDs. Fredi Gerling ministrou masterclasses e foi professor visitante nos Estados Unidos. Na década de 2000, Gerling foi durante três anos o regente da orquestra de cordas da prestigiosa Preucil Music School, referência internacional no ensino de cordas. Em janeiro de 2008 apresentou uma conferência na Sorbonne e recitais nas Casa do Brasil em Paris. Em novembro do mesmo ano, apresentou recitais e masterclasses na Universidade do New Mexico e Texas Tech University, nos EUA, e na Western Ontário University, no Canadá. Ainda no ano de 2008 apresentou a integral das sonatas para violino e piano de Beethoven com o Pianista André Loss em comemoração ao centenário do Instituto de Artes da UFRGS. Dirigiu por nove anos consecutivos o “Festival de Cordas Nathan Schwartzman” de Uberlândia, um trabalho pedagógico de vasto alcance na região do Triângulo Mineiro voltado para o ensino de cordas, treinamento de professores e inclusão social.

 Programa do recital

 Bedrich Smetana

Minha Patria

Moderato

Andantino

Allegro vivo

 Sergei Prokofiev

Sonata nº 1 para violino e piano em fá menor, Opus 80

Andantte assai

Allegro Brusco

Andante

Allegrissimo

 Oliver Messiaen

Tema e variações

 Guillaume Lekeu

Sonata para piano e violino, Op. 18

Très modéré – Vif et passioné

Très lent

Très animé

 Duo Capparelli-Gerling

Cristina Capparelli, piano

Fredi Gerling, violin