Projeto Clínicas do Testemunho realiza conversa pública com Julián Fuks
O escritor paulistano Julián Fuks, agraciado em 2016 com o Prêmio Jabuti na categoria romance por seu livro A resistência, participará no próximo 28 de março (terça-feira) de uma conversa pública promovida pelo projeto Clínicas do Testemunho RS. O evento marca a retomada dos trabalhos do projeto neste ano, e visa contribuir para as discussões sobre os efeitos psíquicos e sociais do período da ditadura civil-militar brasileira. O encontro será realizado às 19h30, no auditório do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, com entrada franca. A mesa será coordenada pelos psicanalistas Bárbara Conte e Jaime Betts e contará com a presença da psicóloga Maria Luiza Castilhos, participante do projeto e autora do livro Elvis, Che, meu pai e o Golpe de 64.
O projeto Clínicas do Testemunho – RS insere-se nas políticas de reparação da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e visa oferecer reparação psíquica a pessoas afetadas pela ditadura civil-militar brasileira, que se estendeu entre os anos de 1964 e 1985, bem como a seus familiares. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o projeto é realizado pelo Instituto APPOA – Associação Psicanalítica de Porto Alegre, em uma parceria com a SIG – Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Além de atendimento psicanalítico individual e em grupo, o projeto oferece formação a profissionais que trabalham com a temática da violência de Estado.
Julián Fuks é escritor, paulistano, filho de pais argentinos que, por perseguição política, imigraram para o Brasil durante o período da ditadura argentina. Em seu romance premiado na última edição do Prêmio Jabuti, narra a história de seu irmão mais velho, adotado ainda na Argentina, em uma narrativa em que as histórias pessoais se entretecem com a história dos anos de chumbo naquele país. A conversa com o autor tem como objetivo poder falar de sua obra, mas também abordar temáticas caras ao projeto Clínicas do Testemunho, como memória, reparação, violência, trauma, testemunho.
As conversas públicas do projeto Clínicas do Testemunho são espaços para discussão de temáticas relacionadas aos efeitos psíquicos e sociais da violência de Estado, para ampliar um debate ainda pouco realizado em nosso país. O evento é aberto a todos os interessados nesta questão, e é também uma oportunidade para uma aproximação de possíveis beneficiários do trabalho do projeto, seja o atendimento psicanalítico gratuito, ou as várias modalidades de formação oferecidas. A entrada é franca, com ingressos limitados ao espaço disponível no local.
Data: 28 de março de 2017 (terça-feira)
Horário: 19h30min
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia |(Av. Protásio Alves, 2854 – Porto Alegre)
Realização: Instituto APPOA – Clínica, Intervenção e Pesquisa em Psicanálise, Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Comissão de Anistia/Ministério da Justiça e Cidadania/Brasil e SIG – Sigmund Freud Associação Psicanalítica
Mais informações sobre o projeto Clínicas do Testemunho-RS
Facebook: Clínicas do Testemunho RS
E-mail: clinicasdotestemunho@appoa.com.br
Telefone: (51) 3333-2140