Ospa recebe oboísta francês em concerto gratuito na Igreja da Reconciliação

Foto: Marília Lima

No dia 1º de agosto, terça-feira, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza um concerto especial dedicado ao repertório para sopros e percussão. Dois convidados que nunca haviam se apresentado com a sinfônica foram convocados para a exibição: o oboísta francês Timothée Oudinot e o maestro brasileiro Marcos Sadao Shirakawa. Timothée é o solista da noite. Sob a batuta de Shirakawa, diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, os músicos interpretam obras de compositores modernos e contemporâneos como Henri Tomasi, Alexandre Travassos, Osvaldo Lacerda e Frigyes Hidas. É às 20h30, na Igreja da Reconciliação (Rua Sr. dos Passos, 202), com entrada franca.

A “Rapsódia Sefaradi”, do compositor brasileiro Alexandre Travassos (1970*), que homenageia os judeus espanhóis que migraram para o Brasil, abre o programa. Frequentemente convidado a tocar com a Orquestra da Ópera Nacional de Paris, o oboísta Timothée Oudinot faz os solos da obra seguinte, o “Concerto nº 2 para Oboé”,do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928-2007). Timothée é professor no Conservatório de Influência Intercomunal de Chatenay-Malabry. Na sequência, a sinfônica executa “Fanfarras Litúrgicas”, do francês Henri Tomasi (1901-1971). Por fim, a “Suíte Guanabara”, escrita por Osvaldo Lacerda (1927-2011), um dos maiores compositores brasileiros do século XX, ganha destaque encerrando o repertório.

Marcos Sadao Shirakawa estudou regência com o maestro Carlos Moreno. Já esteve à frente de orquestras em grandes festivais do Brasil e do mundo. Também atuou como assistente de orquestras nacionais como a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Neste ano, é regente convidado da UNC Charlotte Wind Ensemble (EUA).

Marcos Sadao Shirakawa (Brasil | regente)
Foi diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo; regente titular da Banda Sinfônica de Cubatão; regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Sinfônica de Santo André. Foi professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP Tom Jobim. Bacharel em Trombone pela USP, estudou regência com o maestro Carlos Moreno. Em 2005, atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Neste ano, é regente convidado da UNC Charlotte Wind Ensemble (EUA).

Timothée Oudinot (França | oboé)
Estudou oboé com Jean-Claude Jaboulay no Conservatoire à Rayonnement Régional de Paris e, em seguida, aperfeiçoou-se em oboé barroco com Michel Henry e Marcel Ponseele no Conservatório Nacional de Música e Dança em Paris, graduando-se em 2004 com os mais altos méritos por unanimidade. Desde então, se apresenta nas maiores salas sob a regência de reconhecidos maestros como Philippe Herreweghe, Marc Minkowski, Christophe Rousset, Emmanuelle Haïm, Jean-Claude Malgoire,Trevor Pinnock, Paul McCreesh, Rinaldo Alessandrini e Pierre Boulez. Toca em grupos como o Collegium Vocale de Gand e Orchestre des Champs-Elysées et les Musiciens du Louvre. É frequentemente convidado a tocar com a Orquestra da Ópera Nacional de Paris.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br telefone (51) 32227387.

Concerto da Série Igrejas

Quando: 1ª de agosto de 2017, terça-feira, às 20h30
Onde: Igreja da Reconciliação (Rua Sr. dos Passos, 220 – Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Alexandre Travassos: Rapsódia Sefaradi
Frigyes Hidas: Concerto nº 2 para Oboé | Solista: Timothée Oudinot
Henri Tomasi: Fanfarras Litúrgicas
Osvaldo Lacerda: Suíte Guanabara

Regente: Marcos Sadao Shirakawa (Brasil)
Solista: Timothée Oudinot (França | oboé)