Ospa no Araújo Vianna: música instrumental gaúcha em destaque
No dia 9 de julho, domingo, uma fina seleção de música instrumental feita no RS nos últimos anos ganhará uma roupagem inédita em concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Obras de Matheus Kleber, Arthur de Faria, Pedro Figueiredo e Tasso Bangel, compositores gaúchos de diferentes gerações, serão apresentadas pela sinfônica sob a regência do maestro Evandro Matté, ao lado de ninguém menos que os próprios autores, que são também instrumentistas. A maior parte dos arranjos orquestrais foram feitos especialmente para essa apresentação. O Auditório Araújo Vianna recebe o evento, que começa às 18h e tem entrada franca com distribuição de senhas (informações a seguir).
O maestro Evandro Matté, diretor artístico da Ospa, comenta a ideia da exibição: “É papel da Ospa valorizar a música feita no RS. Os músicos que receberemos neste concerto vêm desenvolvendo um trabalho muito rico para a nossa cultura, mais especificamente na música instrumental. Nas mãos da Ospa, as suas obras ganharão uma nova projeção. Estamos felizes em integrá-los ao nosso repertório”.
De Matheus Kleber, serão tocadas “Orvalho” e “Milonga Manca”. Acordeonista e pianista, Matheus é o mais jovem dos compositores homenageados. Do veterano maestro e acordeonista Tasso Bangel, que em 2016 completou 85 anos de vida musical, entram no programa “Querência Sul” e “Coração Farroupilha” – o violonista convidado Diego Costa faz o acompanhamento. De Arthur de Faria, pianista, cantor e um dos grandes nomes da música autoral brasileira, serão apreciadas “Prenda Minha Nossa!” e “Suíte Ultralírica”. Por fim, de Pedro Figueiredo, um dos maiores flautistas do Brasil, a Ospa interpreta “Lua Rosa”. Para abrir e fechar o concerto, dois “Batuques” completam o repertório: um de Alberto Nepomuceno, e outro de Lorenzo Fernandez.