Ospa leva Quarteto de Cordas e Clarinete com Mozart e Weber ao MARGS
No dia 12 de novembro, domingo, às 16h30, cinco músicos da orquestra interpretam obras de Mozart e Carl Maria Von Weber na Pinacoteca do MARGS. A entrada é franca.
Com a proposta de unir música de câmara e artes visuais, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) dá sequência à Série Música no Museu com o recital do seu Quarteto de Cordas e Clarinete. O grupo executa obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Carl Maria Von Weber no dia 12 de novembro, domingo, às 16h30, na Pinacoteca do Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS). É a primeira vez que o quinteto se apresenta pela Série, parceria entre a sinfônica e o MARGS. Na ocasião, os músicos da Ospa Márcio Cecconello (violino), Robert Cruz (violino), Gabriel Policarpo (viola), Rodrigo Alquati (violoncelo) e Samuel Oliveira (clarinete) tocam em meio à exposição “Scheffel por Ele Mesmo”, com trabalhos de Ernesto Frederico Scheffel (1927-2015). A entrada é franca.
O programa
O “Quinteto em Lá Maior, K. 581”, de Mozart (1756-1791), abre o programa do recital. A obra foi escrita em 1789 para o clarinetista Anton Stadler. Por isso, também é nomeada como “Stadler Quintet”. Trata-se de uma das mais admiradas peças para clarinete do compositor austríaco. Depois, o grupo interpreta o “Quinteto em Si Bemol Maior, op. 34”, de Von Weber (1786-1826), um dos mais reconhecidos nomes do Romantismo musical alemão. A peça exige alta capacidade técnica do solista e foi composta em nome da amizade do compositor com o virtuoso clarinetista Heinrich Baermann.
A série
Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o MARGS. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural.
Dica – Quem for ao recital poderá apreciar, além da exposição “Scheffel por Ele Mesmo”, as mostras “Livros e leitores no Acervo do MARGS”, “PLANETA VERMELHO – Desenhos de Fábio André Rheinheimer”, “Anotações à margem de uma obra: LÉO DEXHEIMER” e “Uma Possível História da Arte do Rio Grande do Sul: Clubes de Gravura e a Permanência do Suporte”.
Música no Museu 2017
Quando: 12 de novembro, domingo, às 16h30
Onde: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
— Wolfgang Amadeus Mozart: Quinteto em Lá Maior, K. 581 para Quarteto de Cordas e Clarineta Solista
— Carl Maria Von Weber: Quinteto em Si Bemol Maior, opus 34 para Quarteto de Cordas e Clarineta Solista
Quarteto de Cordas e Clarinete, formado por Márcio Cecconello (violino), Robert Cruz (violino), Gabriel Policarpo (viola), Rodrigo Alquati (violoncelo) e Samuel Oliveira (clarinete).