Ospa Jovem encerra sua Temporada 2016 com grande concerto na UFRGS

Mariana Sirena
Mariana Sirena

Para encerrar em grande estilo um ano de muitas conquistas, a Ospa Jovem, orquestra formada pelos alunos do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza um concerto especial no Salão de Atos da UFRGS. No dia 6 de dezembro, terça-feira, às 20h30, os jovens músicos apresentam obras do repertório erudito tradicional, além de composições brasileiras e contemporâneas, sob a batuta do maestro Arthur Barbosa. O Coro Jovem da Escola, cujo regente é Cosmas Grienesen, participa da exibição, que é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de retirada prévia de senhas.

Neste evento, os estudantes serão mais uma vez desafiados a tocar obras no formato original, como uma orquestra profissional, tanto na formação sinfônica quanto na de câmara. A Camerata da Ospa Jovem, acompanhada pelo Coro Jovem, abre o programa com excertos de “Gloria”, do italiano Antonio Vivaldi (1678 – 1741). Depois da interpretação de “4 Momentos n.º 3”, do brasileiro Ernani Aguiar (1950 – ), o estudante de violino Dhouglas Umabel sobe ao palco para fazer os solos do “Concerto para Violino em Mi Maior” de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). O jovem trompetista Jeferson Duarte Silva encerra a primeira parte da noite assumindo o papel de destaque na apresentação do “Concerto para Trompete em Mi bemol Maior”, de Johann Baptist Georg Neruda (1708 – 1780). Dhouglas e Jeferson são dois dos vencedores da II Seleção Interna para Alunos da Escola, realizada em 2016.

Na segunda parte do evento, a Ospa Jovem, em sua formação sinfônica, apresenta dois trechos da trilha sonora do sucesso cinematográfico “Star Wars”, composta por John Williams (1932 – ): o Tema da Princesa Lea e a Marcha Imperial. O quarto movimento da “Sinfonia nº 5” de Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) e a “Suite Nordestina” do Maestro Duda do Recife, dão sequência ao programa, que se encerra com o “Danzón n.2”, de Arturo Márquez.

Desde sua criação, a Ospa Jovem e sua camerata oportunizam aos estudantes da Escola a experimentação da prática de conjunto. Em 2015, a Ospa Jovem venceu o Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras, ganhando reconhecimento nacional, e, em 2016, realizou sete apresentações gratuitas em locais como igrejas, parques e teatros.

No concerto na UFRGS, serão abertas as comemorações aos 45 anos do conservatório da Ospa, fundado no dia 3 de março de 1972.

Arthur Barbosa (regente)
Violinista, compositor e regente, Arthur Barbosa integra a Ospa desde 1998. Suas obras têm sido executadas em mais de quinze países. Já regeu orquestras como a OSBA (Bahia), Filarmônica de Granada (Espanha), OSPB (Paraíba) e Terra Symphony Orchestra (Nova Iorque). Desde fevereiro de 2012, ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem.

A Escola de Música da Ospa
Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola atende em torno de 200 alunos, contando com dois grupos orquestrais e um coro jovem. Além disso, promove a série “Recitais na Biblioteca”, em parceria com a Biblioteca Pública do Estado, e o projeto de inserção social “Escola da Ospa na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos a lugares como hospitais, lares de idosos, casas de acolhida e instituições de assistência social. A direção é de Diego Grendene de Souza.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2016 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga e Thyssenkrupp. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Concerto da Ospa Jovem

Quando: 6 de dezembro, terça-feira, às 20h30
Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha, Porto Alegre – RS)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Vivaldi, A.: Excertos de “Gloria”
Aguiar, E.: 4 Momentos nº 3
Bach, J. S.: Concerto para Violino em Mi Maior (Allegro) | Solista: Dhouglas Umabel
Neruda, J. B. G.: Concerto para trompete em Mi bemol Maior (Allegro) | Solista: Jeferson Duarte Silva
Williams, J.: Star Wars, Tema da Princesa Lea e Marcha Imperial
Maestro Duda do Recife: Suite Nordestina (Frevo)
Beethoven, L. v.: Sinfonia nº 5 em dó menor, Op. 67 (Allegro)
Márquez, A.: Danzon nº 2

Regente: Arthur Barbosa
Participação: Coro Jovem da Escola de Música da Ospa