Ospa interpreta repertório Afro-latino no Araújo Vianna

Foto: Ana Eidam
Foto: Ana Eidam

No dia 4 de setembro, domingo, às 11h, o Auditório Araújo Vianna será palco de um encontro musical entre a África e a América Latina. Na segunda apresentação da Série Araújo Vianna 2016, promovida em parceria com o Banrisul, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre interpreta peças de compositores latino-americanos que incorporaram elementos da cultura musical do continente africano em sua produção. A regência é de Arthur Barbosa, e os solos de José Staneck, um dos mais conceituados instrumentistas da harmônica no Brasil. A entrada é franca, com retirada prévia de senhas.

“Este concerto é uma prova de que a África e a América Latina são continentes irmãos, e de que somos os próprios filhos da ‘Mama África’”, comenta o maestro Arthur Barbosa. “Vamos evidenciar a influencia da cultura africana na nossa música – muitos dos ritmos latinos têm influencia direta dos ritmos e instrumentos africanos, e vários compositores acadêmicos do continente incorporaram esta característica”, completa.

O roteiro inicia com os ritmos afro-brasileiros de “Batuque”, a terceira dança da suíte “Reisado do Pastoreio”, de Lorenzo Fernández (1897-1948). O gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988) é lembrado com seu “Concerto para Harmônica e orquestra”. Quem executa os solos desta obra é Staneck, solista que já atuou à frente de importantes orquestras do Brasil e do Mundo e que já teve obras de compositores como H.J. Koellroetter, Egberto Gismonti, Marlos Nobre e Edino Krieger dedicadas a ele.

Em uma passagem pela Argentina, Alberto Ginastera (1916 -1983), que completaria 100 anos em 2016 se estivesse vivo, é o próximo a ser interpretado, com “Malambo”, da “Suíte Estância”. A obra é inspirada no poema de José Hernández, “El Gaucho Martín Fierro”, considerado o livro nacional dos argentinos. A viagem segue para o México, onde Arturo Marquez (1950-) compôs “Conga del Fuego Nuevo”, peça que nos remete à tradição mariachi.

Trazendo o público de volta ao Brasil, a orquestra executa “Fantasia Candombe”, do próprio maestro Arthur Barbosa (1965-). Para encerrar o concerto sem sair do ritmo de dança, os músicos tocam uma Seleção de Mambos do cubano Pérez Prado (1916-1989), outro grande nome cujo centenário de nascimento é comemorado em 2016.

Violinista, compositor e regente, Arthur Barbosa integra a Ospa desde 1998. Já teve obras suas executadas em mais de quinze países e regeu orquestras de diversas partes do globo. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e é regente da Ospa Jovem.

Distribuição de senhas:
Sábado, dia 03/09, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 04/09, das 9h às 11h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

– A apresentação é a segunda da Série Araújo Vianna 2016. Lançada no ano passado, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias municipal e estadual de Cultura. O seu objetivo é apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de exibições da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós. O Banrisul é apresentador oficial dos eventos.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

Arthur Barbosa (regente)
Violinista, compositor e regente, Arthur Barbosa integra a Ospa desde 1998. Suas obras têm sido executadas em mais de quinze países. Já regeu orquestras como a OSBA (Bahia), Filarmônica de Granada (Espanha), OSPB (Paraíba) e Terra Symphony Orchestra (Nova Iorque). Desde fevereiro de 2012, ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem.

José Staneck (solista/harmônica)
Mestre em Música pela Unirio, José Staneck, um dos mais conceituados instrumentistas da harmônica, foi solista com diversas orquestras nacionais e internacionais. Dirigiu o Musiarte – Curso Integrado de Música por 15 anos, trabalhou em composições para cinema e participou da gravação de CDs com renomados grupos orquestrais e em carreira solo. Compositores como H.J. Koellroetter, Nivaldo Ornelas, Ricardo Szpilman, Egberto Gismonti, Beetholven Cunha, Marlos Nobre e Edino Krieger já dedicaram obras a ele.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2016 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan, Banrisul, Vonpar, Ipiranga, Gerdau e Souza Cruz. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Concerto da Série Araújo Vianna

Quando: 04 de setembro, domingo, às 11h
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, s/nº – Redenção)

ENTRADA FRANCA
Distribuição de senhas:
Sábado, dia 03/09, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 04/09, das 9h às 11h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

PROGRAMA
Fernandez, L.: Batuque
Gnattali, R.: Concerto para Harmônica e orquestra
Barbosa, A.: Fantasia Candombe
Ginastera, A.: Suite Estância | Malambo
Marquez, A.: Conga del Fuego Nuevo
Prado, P.: Seleção de Mambos

Regente: Arthur Barbosa
Solista: José Staneck (harmônica)